gaitadura@gmail.com

 

O Encanto da GaitaDura

Vem descobrir o que se esconde por baixo dos nossos saiotes...

 

Topo Xykw

28 setembro 2007

A Montra...


Ora bem conterrâneos, hoje vou levar-vos numa viagem um tanto ou quanto metafísica, ou não, ao exuberante, luxuriante e laxante mundo da moda... Numa das minhas inúmeras voltas, pela nossa mui bela cidade, deparei-me com uma montra que até à cinco segundos atrás, enquanto estava a beber um leitinho quente e a comer uma bolacha me deixou algo intrigado... Mas qual será a mensagem que esta montra pretende transmitir?? Já dei não sei quantas voltas à cabeça, para perceber o que fazem três manequins masculinos e um feminino, basicamente... enforcados? Será que pertenciam a alguma seita religiosa alienígena e tiveram que se enforcar por terem perdido a nave das cinco e um quarto?? Ou será que a manequim feminina, era casada com o que está a seu lado, e o traía com os outros dois e resolveram enforcar-se porque não lhes saiu o Euromilhões?? Ou quererá dizer que a roupa que os manequins têm vestida é tão linda, tão linda, tão linda, que é a mais aconselhada para enforcamentos? Eu bem vos avisei que esta viagem era um pouco estranha, mas está quase a acabar, não tenham medo e na saída podem comprar uns souvenires se assim o entenderem... Bom, apenas me resta pedir-vos ajuda para ver se por todos somos capazes de entender, eu sozinho é que não consigo!!! Respect...

25 setembro 2007

Casos de Polícia...

Boas noites caros amigos e conterrâneos. Nesta noite fresca de Outono, estávamos eu e mais dois amigos à conversa, até que a mesma nos levou de encontro aos problemas de segurança que se vivem hoje em dia neste País de "brandos costumes". Então é assim, se um meliante pela hora do breu decidir invadir o nosso lar de forma a comprar alguma coisa sem deixar dinheiro, e nós por um eventual acaso o sentirmos vaguear por entre os nossos pertences, o melhor é ter por perto não uma, nem duas, mas sim três armas e passo a explicar: como todos vocês devem saber existe uma Lei que proíbe o cidadão comum de se defender com excessiva veemência, ou seja, se alguém nos atacar com um murro, obviamente não lhe podemos dar um tiro. Assim o melhor é dormirem sempre com um taco de baseball, uma faca, uma pistola e/ou caçadeira debaixo da almofada (ainda por cima diz que faz bem à coluna) para no caso do meliante entrar acontecer o seguinte diálogo:

Assaltado: quem está aí??
Meliante: ninguém...
Assaltado: mentira, eu já te vi...
Meliante: pronto ok, estou aqui mas não me mostro!
Assaltado: qual a natureza da tua arma?
Meliante: arma?? Não tenho nada disso... (normalmente os meliantes não mentem nem são desonestos)

Narrador: é nesta fase que vocês são obrigados a pousar a pistola, caçadeira, faca e taco de baseball e têm que se defender apenas com aquilo com que já nasceram.

Assaltado: Muito bem, estou pronto para te fazer sair da minha casa com as minhas próprias mãos...
Meliante: Estão bem lavadas? É que não quero apanhar nenhuma infecção venérea para a minha saúde.

Narrador: Segundo um acórdão novo da União Europeia, vocês têm mesmo que lavar as mãos.

Assaltado: ok, já as lavei, vamos lá a isto então...
Meliante: Ora então muito prazer de o conhecer, mas vai-me permitir que seja eu a dar o 1º murro...
Assaltado: Então porquê??
Meliante: Porquê? porque você já tem a vantagem de estar a jogar em casa...

Narrador: Por isso meus amigos, nunca se esqueçam, antes de irem dormir, certifiquem-se sempre que têm os dentes bem lavados!!

E colorín colorado, este cuento se ha acabado!!! Respect...

12 setembro 2007

La Rentrée...

Muito boas noites quentes a todas e também para os alguns que não têm a sorte de estar com alguém das todas. Como podem comprovar pelo número de posts que escrevi ao longo deste Verão, também eu fui raptado... espiritualmente falando. Andei tão entretido a viver as coisas boas de Agosto, que fui adiando constantemente o quase obrigatório exercício de reflexão e escrita blogueira, e quando me apercebi já era Setembro...Sou um tipo raro de Portugal no Coração que vai de férias e volta sempre, mas que nunca se sabe muito bem quando nem por quanto tempo. Ora bem, como sempre em qualquer boa rentrée que se preze e de boas famílias, convém então fazer o balanço do tempo em que me encontrei ausente. Assim começo por agradecer ao meu amigo Piranha (Sebas) e ao meu amigo Xanquete (Beto), a paciência que tiveram e fizeram o favor de me aturar mais tempo que ninguém ao longo destes dias de lazer. Aquela noite de quedas estelares vivida no São João das Arribas foi... muito escura, com raros momentos de luminosidade estelar e acústica, mas inesquecível. Por engano fui pela primeira vez a uma festa na praia onde a maioria dos foliões tinham uma orientação sexual diferente da minha. Não houve stress, mas acreditem que me senti como um qualquer visitante de um Jardim Zoológico a ver os leões, neste caso aves raras, mas dentro da jaula com eles. Nada tenho contra a comunidade gay, mas não faço parte dela! Pelo 3º ano consecutivo houve Pichenicão, este ano com uma actividade prévia, na qual participei como Remelhaco e sem SMS ganhamos um mui merecido 2º lugar. No Pichenicão tive a oportunidade de dar umas pauladas às e com as muito simpáticas e pacientes Pauliteiras Mirandesas que revelaram uma grande alegria e motivação no ensino da sua arte; muito obrigado e continuem assim, de paus firmes nas mãos! Como momento mais alto deste Verão escolho a reunião que os jovens mirandeses realizaram tendo em vista a constituição da futura Associação Recreativa da Juventude Mirandesa, que vai ser a "next big thing" a florescer em Miranda pela cultura e alma de todos... Aguardem mais um pouco, a História vai começar a ser feita dentro de momentos. Como grande desilusão deste Verão e pelo 2º ano consecutivo tenho que realçar a fraca qualidade das Festas de Miranda. É verdade que as noites frias não ajudaram minimamente, mas toda a programação e escolha de artistas para preencherem o cartaz são no mínimo questináveis e depois dá-se ao povo um bonito espectáculo de fogo de artifício no último dia, à espera que esqueçam o que de mal correu por mais um ano. Não pode continuar assim, este modelo de organização já demonstrou por várias vezes que é muito falível e no entanto igualmente caro. Deixem organizar quem tem vontade e capacidade. Bom, já se faz cedo e tenho que me ir deitar, mas um dia destes volto e pomos a conversa em dia, ok?? Respect...

09 setembro 2007

Labas vakaras...

Este foi o meu primeiro fim de semana passado aqui por terras do Mindaugas. Ontem visitei uma cidade que já foi capital da Lituânia e que fica a cerca de 30 Km de Vilnius. Foi uma interessante visita a Trakai. Uma viagem organizada pela coordenadora de Erasmus onde pude apreciar uma linda paisagem e dar uma passeio de gaivota por um dos 3 lagos que rodeiam o castelo. O almoço foi uma comida tradicional daquela região da qual aqui vos deixo uma imagem... Uma sopa fria (mistura de iogurte com algo mais e com umas verduras pelo meio, acompanhada por meia batata cozida. Para completar esta "delícia" um belo de um Kibinai que sempre tinha alguma carne lá por dentro. Pena foi que à noite empatamos com a Polónia e isso que vi o jogo acompanhado por alguns polacos que já davam o jogo por perdido antes do apito inicial. Lá tivemos que digerir o empate noite dentro... Hoje domingo foi um belo dia de descanso com um passeio por Vilnius para me ambientar melhor e como não podia deixar de ser com um belo de um jantar caseiro multi-linguístico... Amanhã é dia de ir à universidade, onde tenho de estar às 8 da matina (6 horas em Miranda) por isso uma Labanakt para todos vós!

06 setembro 2007

Labas...

E após uma longa jornada que começou em Miranda passando por Valladolid, Londres e Kaunas cá estou eu em Vilnius. Ainda estamos no início de Setembro mas aqui já se nota o frio... A residência parece um bunker da ex-URSS, uma cama tipo sofá, a casa de banho é aquilo que vos mostro nas fotos e a comida é melhor nem falar.... Hoje dei uma volta para almoçar e o gajo do bar/restaurante disse que tinha "meat with potatoes" e eu pensei que estava safo, mas apresentou-me este belo prato ao qual não resisti a tirar uma foto para postar. Mudei de quarto e agora "vivo" com um checo e uma polaca no mesmo quarto. Está-se bem... O 4º andar onde estou agora é exclusivamente de Erasmus e além de mim estão 11 polacos (e polacas) 5 de França, 3 da Turquia 1 de Espanha, 1 checo, etc, etc... É uma confusão do caral... mas tá-se bem. Fomos jantar a um centro comercial perto da residência e olhando para o menu pedi uma cena de "beef with letchugue and tomatoe" e comi uma salada com uns vestígios de fiambre. Já fui ao super mercado e a partir de amanhã devo cozinhar cá na residência. Junto com mais pessoal compraram-se umas garrafas de Vodka e de Whisky e logo à noite haverá um "botellon". Amanhã ao meio dia tenho de estar na VPU e aqui são duas horas a mais do que aí em Portugal. Como me acabou a bateria para postar isto ontem à noite, acabo agora de escrever este post já após ter conhecido hoje a universidade (VPU) e ter dado um (muito longo) passeio a pé cá pela capital da Lituânia. Ontem foi uma noite porreira passada no hall do 4º andar em que fiquei a conhecer um pouco melhor o pessoal com quem vou passar os próximos meses. Hoje estava um tempo de verão muito bom mas pelo que ouço dizer daqui a uns tempos o termómetro irá marcar uns nada agradáveis -30cº. Voltei ao super mercado para comprar mantimento e garantidamente hoje a salada russa que ou cozinhar vai ser um verdadeiro pitéu. Assim espero.

04 setembro 2007

Até um dia...

Acabaram as férias ou estão prestes a acabar para a maioria das pessoas com quem tive imenso gosto em conviver neste último verão. Para mim acabam hoje... Escrevo este post num local que considero ser o mais belo do planalto mirandês - São João das Arribas (Aldeia Nova). Claro que com copy/paste que posteriormente irei postar na central de camionagem que é um dos locais em Miranda do Douro onde existe wireless. Vim até este local a ouvir Galandum, mas escrevo a ouvir um álbum de uma banda portuguesa que estou a gostar muito que são os Orangotang. Isto tudo para dizer que como mirandês que sou gostei muito da forma como se lançaram as bases para a Futura Associação Recreativa da Juventude Mirandesa, um projecto que será tão mais forte quanto maior for a união e participação de todos os mirandeses neste projecto. Neste verão o Pichenicão foi um acontecimento que eu classificaria com uma palavra - brutal! - já para não falar no peddy paper no qual os Remelhacos conquistaram um honroso segundo lugar em ex-aequo com a equipa que também não enviou sms... Aparte disto neste verão tive uma experiência muito satisfatória como (candidato a) gaiteiro. Junto com a comissão de festas fiz o peditório na cidade e no bairro do liceu para ajudar à santa e à realização da festa. Penso que o futuro das festas da cidade passa por uma co-organização entre a ACIMD e a CMMD uma vez que a dimensão que atingem ou que se pretende atingir não se pode conseguir por uma comissão (homens casados e mulheres solteiras) constituída por pessoas que têm as suas profissões e que disponibilizam toda a vontade e tempo (pouco) para que a festa se realize e a tradição se mantenha. Um bem haja a todos que fazem ou algum dia fizeram parte da comissão de festas de Santa Bárbara. Mas se colocarmos os olhos em localidades vizinhas vemos queos mesmos artistas que passam por cá também passam por lá e "de borla". O mal não é esse, mas preferia pagar para ver um espéctaculo com a Mariza (o qual vi sem pagar em Vimioso) que pagar para ver o Mickael Carreira. Mais que não seja por todos os anos haver dois grandes concertos e este ano... Assim como digo isto, também defendo essa co-organização para que as festas tenham actividades durante toda a semana e não apenas uma noite, sendo que o Sábado este ano ter sido muito mal aproveitado. A outra vertente do verão foi o convívio com aqueles que me são mais próximos quer por terras mirandesas, quer por outras paragens como recentemente aconteceu no casamento de um companheiro meu. E como se faz já tarde despeço-me até outro dia, que será já em Vilnius(Lituânia) de onde prometo manter as crónicas possíveis aqui n'O Encanto da GaitaDura. E é já daqui a 6 horas que tenho de acordar!!! Hasta