gaitadura@gmail.com

 

O Encanto da GaitaDura

Vem descobrir o que se esconde por baixo dos nossos saiotes...

 

Topo Xykw

18 junho 2008

XXII Festival da Canção de Miranda do Douro...

Após algumas conversas por mim mantidas no decorrer do último fim de semana pela capital, chegou-me aos ouvidos que no festival da canção deste ano se pode concorrer quer em mirandês quer em português. Uma decisão um tanto ou quanto sem grande nexo quanto a mim. Tal como escrevi acerca da XX edição (ainda em mirandês) e vaticinei que o número de concorrentes iria seguir a tendência para diminuir, parece que agora se tenta inverter esse rumo. Tal como referi anteriormente seria preferível organizar um festival da canção em língua portuguesa (e obviamente mirandesa para quem preferisse) numa daquelas noites de Agosto em que não se passa absolutamente nada na nossa cidade. Se há uns anos vinha gente de todo o lado e o nível artístico do nosso festival era bastante bom, a partir do momento em que se entendeu dar exclusividade à língua mirandesa o número de participantes desceu e muito. Recordo-me de uma edição na qual havia 6 canções tendo eu participado em 3... Há dois anos 7 canções... Mas de facto a nossa "lhéngua" tem de ser preservada (e quem me dera a mim não dar erros ortográficos de forma a poder escrever sempre na "lhéngua"). Certo que o número de concorrentes tem sido baixo, mas tem havido concorrentes. O correcto seria dar maior destaque a um festival da língua mirandesa e não misturar a esta altura do campeonato as duas línguas. Penso que no decorrer das comemorações do dia da cidade se deveria manter o festival da canção mirandesa e eventualmente ocupar outra noite com um festival não exclusivamente em mirandês. Já de si a data não convida a tantos participantes como no verão.
Mas dei uma vista de olhos ao regulamento publicado no site da CMMD e devo dizer que encontrei alguns aspectos que não me parecem de todo correctos. Assim sendo, quando no ponto 9 se refere - "Letra (correcção da escrita em mirandês, riqueza de vocabulário, musicalidade poética)" - dá a sensação de se ter feito um copy/paste do regulamento do festival da canção mirandesa pois se é em português e opcionalmente em mirandês não se pode apenas ter critérios que avaliem a correcção da escrita em mirandês, nem se pode premiar unicamente as letras das canções escritas em mirandês... Nesse caso voltamos à fase em que apenas se utiliza a "lhéngua". Também o ponto 10 de dito regulamento me parece algo confuso ao apresentar classificações "de 1 a 10 pontos, correspondentes em termos crescentes, a mau, medíocre, interessante, bom e muito bom"... E já agora antes de concluir este pequeno apontamento gostaria de destacar o ponto 14 e último deste regulamento onde se refere que "A Câmara Municipal disponibiliza apoio especializado na Língua Mirandesa / Portuguesa e na Música, nomeadamente o Centro de Estudos António Maria Mourinho e a Casa da Música Mirandesa, podendo os concorrentes recorrer aos seus serviços." assim como quem diz apareçam e tragam uma ideia que nós tratamos do resto... Entendo que quem organiza/avalia não pode estar envolvido no processo criativo a ser apresentado pelo(s) participante(s).
Opiniões...

5 Gaitadas:

Anonymous Anónimo disse...

Ainda não me esqueci da vergonha que se passou o ano passado. Mas ninguém fala nisso. Se querem um festival com "F" grande, sejam mais responsáveis e imparciais sem compadrios de qualquer espécie.
Infelizmente anda muita gente na nossa cidade, ligada a este tipo de coisas, que não sabe estar nem a nível político nem a nivel cívico.
Ainda têm muito para aprender esses senhores, principalmente o Sr. Paulo Meirinhos.

18:27  
Anonymous Anónimo disse...

ó anonimo vai apnhar nu cu...


tu tens e dor d cotovelo do prof paulo meirinhos... gay do caralho... vai aprender mas é tu a falr seu filha da puta!!!!

15:54  
Anonymous Anónimo disse...

DICIONÁRIO:
Dor de cotovelo: Invejar quem não trabalha nada e recebe muito ao fim do mês.

E tu sabes falar e escrever mesmo bem. Não há dúvida. Também deves ser
daqueles que xula bem a camara.

18:49  
Anonymous Anónimo disse...

.!. vai apanhar nu cu filho da puta!


tu para mim... MENOS gay da merda...

21:41  
Anonymous Anónimo disse...

O facto de premiar a correcção do Mirandés é completamente estupido. O cantor sabe falar Mirandés ou não sabe ponto final !!!

17:53  

Enviar um comentário

<< Início