gaitadura@gmail.com

 

O Encanto da GaitaDura

Vem descobrir o que se esconde por baixo dos nossos saiotes...

 

Topo Xykw

24 janeiro 2007

Uma História...Sem A!!!

Hoje foi-me dito um conto que me fez reflectir. Como pode um Homem construir um imenso mimo por gente e sítios desconhecidos com quem e onde pouco tempo se vive? Um Índividuo que me é próximo, fez-me ver como criou um sentimento bonito por seres comuns, boémios e egocêntricos incorrigiveis, que hoje teve o seu epílogo. Este sujeito conheceu e conviveu num período curto de tempo com clientes de um sítio de convívio onde se podem beber uns copos, rir um pouco dos contos cheios de humor e interesse que se ouvem de todos, esquecer os tormentos, ver um pouco de Sportv e onde se vivem frequentes jogos de egos e poder... Bom, hoje chegou o tempo certo desse Homem ir beber o seu último fino nesse sítio que lhe custou um último euro, tendo sido o penúltimo dispendido num jogo com outros competidores, e que só tem sentido, brilho e esplendor de noite. Viu os últimos cinco minutos de futebol e como é óbvio conviveu, viu os rostos, ouviu os ditos e sentiu os diferentes cheiros, cores, luzes e sons num último e único suspiro que em tudo põe um fim... Despediu-se de todos, com os melhores cumprimentos, desejou-lhes enorme sorte no futuro e rumou triste pelo seu trilho tendo como destino, o Horizonte. E levou com ele O lindo sentimento que só tem sentido em Português... FIM

P.S: E pronto é só isto que vos posso dizer por hoje. Sei que o texto é monótono, sem conteúdo e incrivelmente desprovido de interesse, por isso prometo que no próximo post vou ser terrivelmente pior... Respect!

22 janeiro 2007

Portugal no Coração...

Será na próxima quinta feira, dia 25 de Janeiro, que o grupo de danças mistas de Miranda do Douro irá actuar no programa da RTP - Portugal no Coração. Este é um dos grupos da Mirandanças. A Mirandanças é uma associação mirandesa criada por Paulo Meirinhos e que integra as danças mistas, mas também os pauliteiros (incluindo os infantis) e as pauliteiras entre outros. Esta associação nasceu da necessidade de preservar as danças mirandesas e de as promover junto do público cativando assim mais gente para a sua aprendizagem e preservação. Por isso não percam na próxima quinta feira (à tarde) estes beiladores e cantadeiras.

17 janeiro 2007

A Triste História do Pauliteiro que Sofria de Parkinson...

Ora boas noites meninas e meninos, estou aqui sentado à lareira a fumar um cachimbo e a beber um chocolate quente para vos contar uma melancólica história de um rapazinho mirandês...
Era uma vez, (toda a história que pretende ser boa tem que começar assim, apesar desta bá... não ser grande coisa) um menino chamado Abílio, filho de pai Pauliteiro e mãe Bailarina de Rancho de Folclore, desde cedo se entusiasmou com a beleza dos Lhaços; ía com o pai aos ensaios e imitava-o, empunhando bravamente duas palhinhas de sumo; ria, saltava, dançava, divertia-se e sonhava um dia poder ser Pauliteiro como o pai. O dia mais feliz da vida dele, foi o do seu sétimo aniversário, quando os seus pais lhe ofereceram o traje de Pauliteiro e os seus primeiros paus. Chorou de emoção e correu fulminantemente para o quarto esquecendo a festa e todos os seus amigos, para poder vestir o tão desejado Traje. Quando se viu ao espelho sentiu-se especial, um super-herói e deu as suas primeiras pauladas. Tornou-se no mais jovem Pauliteiro de toda a história, foi o 1º a fazer um duplo mortal à frente no salto ao Castelo e tornou-se no 1º pauliteiro a ter um clube de fãs. Infelizmente por volta dos 15 anos no auje da sua carreira, numa actuação importantíssima falhou a primeira paulada em toda a sua vida, fazendo com que todos os seus colegas parassem de dançar uma vez que ele envergonhado e lavado em lágrimas abandonou o palco. A mão direita tremeu, naquele milésimo de segundo, ele sentiu... Dias mais tarde ao cumprimentar o Presidente da Junta de Freguesia a sua mão direita tremeu de novo, mas desta vez...para nunca mais parar; um ano mais tarde ele já não tinha absolutamente controlo nenhum em ambas as mãos. Ía religiosamente aos ensaios todas as semanas, mas já não o podiam deixar dançar, ele acertava com os paus em tudo, menos nos paus dos colegas (eu sei que soa um bocado gay, mas não foi essa a intenção), por isso limitava-se a assistir em lágrimas por não poder participar. Ficou deprimido e a pensar que já não podia fazer mais nada na vida, sentiu-se um inútil; foi quando tomou a decisão de cortar as mãos com um machado, para elas pararem de tremer e assim fez, de uma forma fisicamente inexplicavel porque não contou com a ajuda de ninguém, conseguiu concretizar o seu demente desejo... Depois deste incidente passou algum tempo numa clínica psiquiátrica de onde foi transferido para o IPO uma vez que lhe tinha sido diagnosticado leucemia e daí para a Unidade de Casos Extremamente Raros de Azar, Oh Foda-se o Que é Que Esta Gente Fez Para Merecer Isto... mais conhcida por OFQQEGFPMI do Hospital da Estefânia, depois de ter contraído o virus da SIDA através de uma transfusão intravenosa que lhe haviam feito no IPO. E pronto morreu. Curiosamente foi no mesmo dia em que se suicidou bebendo dez shots de ácido sulfúrico. E perguntam vocês, como é que ele agarrava os copos se não tinha mãos?? Hmmm... Que excelente questão. E eu respondo... Sei lá, a mim contaram-me, eu não sei nada dessa merda!! E colorín colorado, este cuento se ha acabado!!
Halla...

12 janeiro 2007

Polémica no Museu...

Pela primeira vez, desde 1982 (ano da fundação por António Maria Mourinho), o museu Terras de Miranda terá uma direcção dissociada da família Mourinho, um nome incontornável da cultura mirandesa.
António Rodrigues Mourinho, conhecido por todos nós principalmente pelo cargo exercido enquanto director do Museu Terras de Miranda, deixou duras criticas ao Ministério da Cultura e ao Instituto Português dos Museus (IPM). Depois de 20 naquela instituição (19 como director), deixou o cargo a dois anos da reforma. No entanto, pôs em causa o concurso que ditou a sua substituição dizendo que "não foi conduzido da melhor forma". António Mourinho confessa-se magoado e queixa-se até de perseguição e desprezo alegando ter "mais currículo" que o seleccionado e acusando o IPM de querer "afastá-lo há já oito anos". Mourinho falou ainda de "falta de transparência, isenção e neutralidade" no concurso público aberto em Abril de 2006 e cujos resultados foram conhecidos em Dezembro.
Paulo Sérgio Jorjão será doravante o novo director do Museu Terras de Miranda, um jovem quadro da rede portuguesa de museus, seleccionado em concurso público entre nove candidatos, entre os quais se encontrava também o director cessante, António Rodrigues Mourinho.
O presidente do IPM, Manuel Oleiro, classificou as declarações do director cessante de “absolutamente lamentáveis e graves, pelo tom utilizado para se referir à questão do concurso”. “Há falsidades e são proferidos comentários injuriosos ao IPM e ao júri do concurso” e admite agir judicialmente contra António Rodrigues Mourinho.
O certo é que numa altura em ruiu uma pequena parte do telhado do edíficio do museu, e numa altura em que o governo pretende passar a direcção dos museus para as autarquias, toda esta polémica não vem em nada contribuir para que se resolvam estes problemas, mas devemos ter em atenção que o museu Terras de Miranda reúne um espólio de enorme valor que retrata a cultura mirandes. Lá estão reunidas as obras, artigos, peças, trajes e outros documentos que reflectem a nossa singularidade e identidade enquanto mirandeses.

07 janeiro 2007

Despenalização do Aborto... Sim ou Não???

Boas noites caros ouvintes, o que hoje aqui nos traz, é exactamente a mesma coisa que no dia 11 de Fevereiro, nos vai obrigar a sair de casa Domingo à tarde e abandonar o nosso grande amigo sofá, para expressar a opinião que temos através de um voto no Referendo Nacional que nos propõem. A Despenalização do Aborto Livre.
Num tempo que deve ser dedicado à compilação do máximo de informação acerca do tema que está em discussão, nós gostariamos, sem muita retórica nem demagogia, afirmar que somos a favor da despenalização do aborto, isto porque consideramos este tema um caso flagrante de saúde pública, assim sendo, automaticamente temos de ter alguma preocupação.
POR ISSO: parece-nos inadmissível que cidadãs Portuguesas tenham que recorrer a clinícas espanholas para ter direito a boas condições médicas e sanitárias, para proceder a uma interrupção da gravidez voluntária e consciente. Parece-nos inumano que muitas cidadãs Portuguesas , tenham feito abortos clandestinos num "vão de escada qualquer" e como consequência desse acto tenham ficado inférteis ou com graves lesões internas. Parece-nos desumano que Instituições de solidariedade estejam cheias de fetos humanos um pouco mais crescidos, sem quaisquer expectativas de vida, completamente desamparadas e sem família, alguns deles, os drogados e prostitutas do futuro. Parece-nos repugnante as notícias de crianças de 1 e 2 anos que morrem espancadas pelos próprios pais. Parece-nos absurdo que dia sim, dia não, se encontrem crianças abandonadas em sacos de plástico no lixo, ou numa casa de banho de shopping. Mas sobretudo o que mais nos incomoda, são os casos de mulheres julgadas socialmente e judicialmente, por terem feito um aborto. Alguém saberá quantificar a dor que uma mulher consciente sente, quando tem que tomar uma decisão tão difícil como a de fazer um aborto?? Nós achamos que não, por isso, por elas e pelo futuro, deixem-nas decidir, sem terem que ser condenadas por essa decisão tão difícil... Ok?? Halla...

Assinado, verificado e aprovado por: Nós!!!

05 janeiro 2007

GRUPO Desportivo Mirandês...

O motivo deste post sobre o nosso clube, é para salientar que o nome dele é GRUPO Desportivo Mirandês e não Clube Desportivo Mirandês, como saiu recentemente num jornal regional. Neste caso foi o Jornal Nordeste num artigo assinado por Rui Estevinho em que fala do momento actual do nosso clube. O nosso Grupo Desportivo Mirandês foi fundado em 1968 e inicialmente era uma filial do Sporting Clube de Portugal, tendo mesmo chegado a equipar com essas cores. Houve, nomeadamente nos tempos da 3ª divisão, no mítico campo da Cerca, uma claque designada "Os Cartolas" que acompanhavam a equipa. O clube joga agora no Estádio Municipal de Santa Luzia e equipa de vermelho e branco que são as cores da cidade.

Mais informações on-line acerca do GDM podem ser consultadas em:
wikipédia
zerozero.pt

Reis e afins...

No próximo fim de semana é dia de reis. Como tal, é altura de receber os reis magos do oriente (há quem só receba presentes nesta data uma vez que quem traz os presentes são precisamente os reis magos) e é altura de cantar os reis. Para tal, e como tem sucedido noutras ocasiões, haverá um espectáculo no Auditório Municipal no qual participarão diversos grupos de cantares do nosso planalto. "As terras de Miranda desde sempre tiveram no país um papel muito importante na cultura tradicional como exemplo que muitos têm seguido e outros têm vindo a estas terras aprender como se faz. A música é uma das facetas mais importantes destas terras. Nesta época há muitas freguesias que têm grupos de cantares dos reis com “modas” muito bonitas.
Com a finalidade de manter viva a tradição de cantar dos reis, será realizado o III Encontro de Cantares de Reis que decorrerá no próximo dia 06 de Janeiro pelas 21 horas no Auditório Municipal.
Podem participar todos quantos queiram, rapazes ou raparigas novos ou velhos que se inscrevam até ao dia 05 de Janeiro na Casa da Cultura Mirandesa ou pelo telefone 273430021."
Entretanto, o nosso museu vai-se degradando a um ritmo acelerado, tal como se pode ver na foto do lado direito. Se o governo quer passar a gestão dos museus para as autarquias, também seria bom que houvesse uma prévia apreciação das condições em cada um se encontra antes de ser tomada essa decisão. O Museu das Terras de Miranda é uma casa já com alguns anos localizada no largo D. João III (praça) e esta foto mostra a fachada que se encontra na Rua da Costanilha. O Museu das Terras de Miranda é actualmente um dos principais locais procurado pelos turistas que nos visitam e é o local que preserva a nossa herança cultural que nos identifica enquanto mirandeses, por isso há que o cuidar.

03 janeiro 2007

A Fogueira do Galo... Em Rima, ou Não!!

A Fogueira do dia de Natal,
para nós, Mirandeses solteiros,
começa dia 23...
Com os amigos no café, a beber umas minis,
mas só uma de cada vez!!!

Enquanto se joga à sueca,
vai-se discuntindo a logística,
tu levas a grelha, eu levo chouriça e alheira,
aposta-se nos que vão faltar...
por causa da borracheira!!

Este ano foram muitos,
mas nada tem a ver com borracheiras,
é a falta de vontade e tradição,
que os faz abandonar as fileiras...

Esta celebração abençoada e reservada,
apenas pode ser vivida
por mirandeses priveligiados.
Temos que mostrar às crianças,
como é nobre esta tradição,
o quão importante eles são...
e que os que ainda vão à Lenha,
não podem ser abandonados.

É verdade que se sofre no dia de Consoada,
com sono, com fome e ao frio.
Aquece-se o corpo com trabalho,
cada um ajuda a carregar o seu Carro,
e refresca-se a alma com um trago,
oferecido por um amigo.

Depois da lenha carregada,
é a hora da merenda,
grupos de amigos juntam-se,
à volta de uma fogueira...
Uns dão a merenda, outros dão o vinho
e outros ainda, não têm emenda.

Merenda comida...Companhia desfeita.
É hora de puxar os carros,
até à nossa Cidade Perfeita.

Chegados a Miranda, os bravos Mirandeses,
puxam os carros, cantam e encantam
enquanto, são aplaudidos e saudados,
por todos os conterrâneos presentes.

Em frente à Câmara, a recepção é fenomenal,
mas o melhor está guardado para a Catedral.
Depois da árdua missão cumprida, é hora de festejar
sentados na Escadaria, protegidos pelo Menino,
está na hora de cantar...

A partir deste momento,
entregamos a Fogueira aos Mirandeses,
Esperamos aquecer os corações,
e proporcionar serões bem quentes...

P.S: Desculpem lá a ousadia, de ter tentado rimar. Prometo que se não gostarem, eu não volto a tentar!!! Halla...