gaitadura@gmail.com

 

O Encanto da GaitaDura

Vem descobrir o que se esconde por baixo dos nossos saiotes...

 

Topo Xykw

05 janeiro 2007

Reis e afins...

No próximo fim de semana é dia de reis. Como tal, é altura de receber os reis magos do oriente (há quem só receba presentes nesta data uma vez que quem traz os presentes são precisamente os reis magos) e é altura de cantar os reis. Para tal, e como tem sucedido noutras ocasiões, haverá um espectáculo no Auditório Municipal no qual participarão diversos grupos de cantares do nosso planalto. "As terras de Miranda desde sempre tiveram no país um papel muito importante na cultura tradicional como exemplo que muitos têm seguido e outros têm vindo a estas terras aprender como se faz. A música é uma das facetas mais importantes destas terras. Nesta época há muitas freguesias que têm grupos de cantares dos reis com “modas” muito bonitas.
Com a finalidade de manter viva a tradição de cantar dos reis, será realizado o III Encontro de Cantares de Reis que decorrerá no próximo dia 06 de Janeiro pelas 21 horas no Auditório Municipal.
Podem participar todos quantos queiram, rapazes ou raparigas novos ou velhos que se inscrevam até ao dia 05 de Janeiro na Casa da Cultura Mirandesa ou pelo telefone 273430021."
Entretanto, o nosso museu vai-se degradando a um ritmo acelerado, tal como se pode ver na foto do lado direito. Se o governo quer passar a gestão dos museus para as autarquias, também seria bom que houvesse uma prévia apreciação das condições em cada um se encontra antes de ser tomada essa decisão. O Museu das Terras de Miranda é uma casa já com alguns anos localizada no largo D. João III (praça) e esta foto mostra a fachada que se encontra na Rua da Costanilha. O Museu das Terras de Miranda é actualmente um dos principais locais procurado pelos turistas que nos visitam e é o local que preserva a nossa herança cultural que nos identifica enquanto mirandeses, por isso há que o cuidar.