gaitadura@gmail.com

 

O Encanto da GaitaDura

Vem descobrir o que se esconde por baixo dos nossos saiotes...

 

Topo Xykw

30 junho 2006

Torneio de Futebol de 7 sub-13 "L Cartolica"...

Em tempos de Campeonato do Mundo de Futebol, também em Miranda do Douro se vai realizar um torneio internacional deste desporto. Será um torneio de Futebol de 7, na categoria de sub-13. As equipas que competirão neste prestigiado tornei são: Grupo Desportivo Mirandês, Boavista Futebol Clube, Bimenes e Arande de Duero (duas cidades espanholas geminadas com Miranda do Douro). Os jogos decorrem entre os dias 1 e 2 de Julho no Estádio Municipal de Santa Luzia. O torneio propriamente dito começa ás 10 horas do dia 1 e termina ás 14 horas do dia 2, com um pausa a meio par ver o jogo da nossa selecção contra os ingleses (já os espanhóis não podem ver a selecção deles...). Para dar uma força maior á nossa selecção no embate contra os ingleses deixamos aqui no blog o nosso hino nacional, numa versão um pouco alternativa. Caso Portugal vença (e assim esperamos que aconteça) vamos continuar a ouvir o hino...

O Nosso Dia...

Boas tardes, caras amigas e amigos, é só para dizer que hoje cumpro 26 invernos... Mas acima de tudo dar os parabéns ao Senhor Cacete que é meu avô e que também ele nasceu neste dia à 95 anos e continua de boa saúde graças a Deus e que assim continue durante muitos e bons anos... Muitos parabéns avô e muito obrigado pela maravilhosa mãe que me deste!!

P.S A quem ler este texto, batam por favor uma salva de palmas, de forma a dar os parabéns ao meu querido avô... Eu já bati!!! Obrigado...

29 junho 2006

Semana de la Cultura Mirandesa...

Com o aproximar do dia da cidade (10 de Julho), é intensa a actividade cultural por Terras de Miranda. Esta "Semana de La Cultura Mirandesa" é uma semana maior que as outras já que há actividades durante 10 dias. Nos dias 1 e 2 é o torneio internacional de futebol de 7 sub-13 "L Cartolica". Dia 2, Domingo há a abertura da IV Feira do Livro Mirandês, é também dada a conhecer uma exposição fotográfica - "Agarra-me estes palos!" e há ainda a destacar um concerto da Associação Filarmónica Mirandesa. Dia 3 é o II Festival de Gaiteiros e Tamborileiros, se bem que não sabemos se é para dar a conhecer novos valores ou nem por isso... Dia 4 é o Concerto pelo Côro de Música Tradicional de Miranda do Douro. Para o dia 5 está agendada uma actuação da Mirantuna - Tuna Mista do Pólo da UTAD de Miranda do Douro. Dia 6 é o IX Festival de Pauliteiros (com pauliteiros do planalto...) e no dia seguinte é o VIII Festival de Danças Mistas. Para o dia 8 (sábado) fica o XX Festival da Canção que é um dos pontos altos desta semana cultural. Dia 9 (Domingo) é um dia dedicado ao desporto com as VII Olimpíadas Desportivas a decorrerem no santuário do Naso. A culminar esta semana, o dia da cidade. Um dia dedicado a inaugurações... Vai ser inaugurado o Espaço Internet, o posto de venda de produtos regionais e uma exposição de pintura em linho intitulada "À mesa com os poetas". Será ainda apresentada a revista "Tierra de Miranda" (Centro de Estudos António Maria Mourinho). O encerramento de todas estas actividades fica a cargo do grupo "Tuenda" das Asturias. As actividades decorreram na sua maioria no Jardim dos Frades Trinos, e que bom é ter uma semana cultural por ano para dar vida a este bonito espaço...

28 junho 2006

A Festa do Pessoal dos Tinóni...

Saudações a todas e a todos, venho por este meio publicitar a maior festa que se faz no meu simpático bairro, proporcionada pelos mais nobres heróis de Miranda, os Bombeiros Voluntários em honra de Santa Lúzia, que é a sua padroeira... Assim o cartaz consiste no seguinte:

Dia 01/07/2006
19.00h - Tradicional Sardinhada no recinto da Santa Luzia
21.00h - Arraial animado pelo conjunto musical "Vitor Arribas e João Pereira"

Dia 02/07/2006
07.00h - Alvorada
09.00h - Peditório com a Banda Filarmónica de Miranda e Gaiteiros
11.00h - Missa na Capela de Santa Luzia
- Benção de Viaturas
13.00h - Desfile das viaturas pelas Ruas da Cidade

P.S: A todas as raparigas de bem e rapazes de igual estirpe, de todas as idades, compareçam nas festividades e convivam com aqueles que são os verdadeiros Heróis dos tempos modernos: The Fire Fighters!!

P.S 2: A todos os Bombeiros, pelo amor de Deus quando passarem à porta de minha casa domingo de manhã, acompanhados pela Banda e Gaiteiros... toquem baixinho ok?? Abraço.

Respect!!

26 junho 2006

"L gorro d'oureilhas" por Amadeu Ferreira...

Quando las lhembráncias se mos agárran a la raiç de l tiempo, de l tiempo que le podemos chamar nuosso, yá custa a zbulhá-las de la nubrina que las ambuolbe. Ye assi que m’aparece aqueilha manhana nubrinosa de Febreiro ou Márcio, de 1955 ou 1956, tenerie uns quatro ou cinco anhos. Mie mai nun ten dúbedas, era l tiempo de podar las binhas i, por esso, habie de ser a fin d’eimbierno.
Quando sali de la cunsulta de l Dr. Costa Leites (serie Leite?) inda sentie l zunzinar de l’auga a scachonar ne ls oubidos, fazendo a modo uas cuçquinhas que, assi i todo, sabien bien. Fura mie mai que le dezira al doutor que l melhor serie dar-le ua lhabaige als oubidos, que stában siempre a botar ua broça a modo de matéria. I bien rezon le dou l anfermeiro de la lhabaige al ber salir dalhá un diente dun peine, que todo mundo se preguntaba cumo haberie ido a aparar alhá. Este garoto ye un almanecha, dezie-le mie mai a çculpar-se, cumo le dolie l oubido apósque andubo alhá a scarbar cul que le benie a la mano.
L spital de la barraige, assi le chamában, era ua casica branca a relhuzir acontra l negro de la muralha. Afuora esso, solo ls cheiros me quedórun antranhados, que inda hoije, a las bezes, se lhémbran de benir. L dr. Costa Leites staba alhá por cuonta de la barraige i, cumo habie benido de baixo, mie mai tenie algue sprança que me sanara aquel delor d’oubidos que nun me salie, nien cul lheite caliente que ua tie me botaba alhá quando le daba de mamar al filho. Para mi, l dr. Costa Leites era mais ua de tantas cousas i pessonas que las barraiges habien traído i que passában pula strada de Sendin a chamar ls uolhos arregalados de to la giente. Un die, mie mai cuntou-me cumo fura para ir a tener cun esse doutor: sabes, ua beç a tou pai puso-se-le un flato nun ombro que apenas lo deixaba bulhir, i apuis l flato abeixou-le pa l peito, a modo ua puntada que nun lo deixaba nien agarrar aire, ponendo-se mui rosado, a ceçar cun to la fuorça; fui-me a saber de l doutor Raposo, mas nun staba an casa; fui ende que apareciu tiu Chico Preto, que staba acá de guarda friscal, i se oufereciu para ir a buscar un doutor a la Barraige de Picuote; l doutor bieno, scuitou a tou pai i lhougo dixo que era ua premonia, receitou-le la pencelina i a fin de quinze dies sanou. I fui assi que treminórun la cunsulta cul dr. Costas Leites, mas habie de ser an Miranda i nó na Barraige de Picuote.
Era la mie purmeira biaige a Miranda. Nun se me lhembra de abrir la boca delantre la Sé - yá que l campanairo de la mie tierra inda cuntinou por un tiempo a ser la cousa mais alta de l mundo -, nien de haber parado delantre l sbarrulho de l castielho, nien de haber stranhado las casicas bielhas ou las piedras de la rue que se me spetában acontra las boticas de bezerro. Para alhá la casica branca de l spital, que you inda nun manginaba que era la nuoba Miranda que nacie de la barraige, solo me quedou aquel snubrinar ancarambelado, anquanto speraba l carro de tiu Bulmiro ambaixo la casa de ls arcos adonde agora stá l Museu. Cun miu gorro d’oureilhas, achegaba-me pa la pracica cumo a zafiar l tiempo, i a pensar cumo l soto adonde mie mai lo habie mercado inda tenie mais cousas do que l de tiu Rechas, lhougo por baixo la mie puorta. Até tenie gorros d’oureilhas cun botones que apertában por ambaixo l carrielho, que era la cousa que you mais querie traier de Miranda, acraditando que ls oubidos nunca mais me íban a doler. Ralas pessonas passában pula pracica, sei agora que le cháman Praça D. Juan III, i assi you podie apertar las oureilhas de l gorro acontra ls oubidos i dar uas risadas a fazer caçuada de mi mesmo, sien m’ambergonhar de naide. Afuora esso, nun se bien carros de mulas i de bacas a passar, solo ua burrica de donde an donde cun algue tie anriba, amouchada ne l xal, l que le daba un cierto aire triste, sien bózios de garoticos a jogar pula rue. Por adonde andarien, preguntaba-me. Era ua tierra mui defrente de la mie, inda porriba habie mais pessonas cun gurbata i mais casas ancaliadas, quaijeque todas cun sobrado.
De la mie purmeira ida a Miranda, nien la preinada me quedou, yá que fui to l camino a drumir. Solo me quedou l gorro d’oureilhas, que nien sei que camárcio lhebou, i aqueilha calentura que zabiafa l friu de la manhana. L delor d’oubidos fui passando apuis duns meses a pencelina. L oubido ye que nunca mais tubo cumpostura i inda hoije ateima an nun querer oubir, lhebando-me siempre até aqueilha manhana nubrinosa de Miranda, que toda se m’ambuolbe cul cinza de l gorro d’oureilhas. Fui assi que, cul tiempo, las oureilhas de l gorro se tornórun alas que me tráien ua calentura dun sereno dóndio que me faç sentir bien.

Amadeu Ferreira
25 de Júnio de 2006

22 junho 2006

Língua Mirandesa...

Na zona de Lisboa e margem sul, já há mais de 200 pessoas que sabem falar mirandês. Um dos núcleos de formandos dos vários cursos de promoção da língua que têm sido feitos nos últimos meses. Neste impulso de preservação da escrita e da cultura mirandesa, Amadeu Ferreira, um dos estudiosos da língua, defende que o estado deveria alfabetizar as pessoas na segunda língua oficial do país. Essa alfabetização, entende, seria destinada a quem já tenha alguma escolaridade e poderia ser dada sob a fórmula de cursos nocturnos. Amadeu Ferreira será também colaborador do nosso blog (o que muito nos honra) muito em breve, mas sobre isso falaremos mais adiante...

Água com humor...

Começou no passado dia 5 de Junho a exposição "Água com humor" e termina dia 30 deste mês. Ainda faltam uns dias para que acabe e esta exposição merece uma visita.
Razões para visitar a exposição: é grátis, está a berto de segunda a sexta das 9 até às 20 horas, é uma exposição de cartoonistas de todo o mundo, os cartoons são fantásticos, é importante sensibilizar as pessoas para a falta de água, etc, etc..
Razões para não visitar a exposição: não vejo nenhuma razão plausível...
"Os cartoons expostos mostram os hábitos, as carências e insensibilidades humanas perante a crescente escassez de água a nível planetário e ajudam o público a reflectir sobre um problema com que nos debatemos e para o qual também a UNESCO tem chamado a atenção", lê-se numa nota da organização, que é da responsabilidade do Museu Nacional da Imprensa e pela FECO (Federation of Cartoonists Organisations). A exposição pencontra-se dividida em dois espaços da nossa cidade que são a Biblioteca Municipal e a Casa da Música Mirandesa.

O "Man" da Gabardine...

Bem pessoal, hoje a ver um filme, houve um pensamento que de repente invadiu a minha cabeça. Aqui vos deixo um extracto daquilo com que a minha memória me presenteou... "Ei aquele senhor que várias vezes vejo em Miranda é de facto estranho..." Nota: qualquer adjectivo que seja atribuído a este sujeito será apenas deduzido, uma vez que não o conheço, mas depois da minha explicação também sabereis de quem vos falo...Fim da Nota!! Então, este senhor é cinzento, passa por todo o lado e ninguém lhe presta muita atenção. mas ele vagueia entre nós sendo o mais diferente de todos, mas nem por isso se sente desconfortável... Falo-vos de um senhor de feições britânicas, alto, cabelo grisalho e não sei porquê imagino-o sempre com uma gabardine beije vestida. já me disseram também que era professor universitário, mas não tenho a certeza, o que é um facto é que também o imagino com um livro debaixo de um braço... Mas é de facto intrigante, o seu Ser soturno, mas ao mesmo tempo sereno, focado nas suas ideias, nos seus pensamentos, um pouco alheio a quem e o que o rodeia, sinistro... Interessante a meu ver a forma como a sociedade mirandesa ajuda a diluir as diferenças e bem sabe receber tanta e tanta gente de fora que vem cá ou vive cá, mas este é especial, parece um daqueles anti-heróis que no fim do filme são os que salvam o dia...ou um detective privado, ou mesmo "espião" daqueles à moda antiga!! Ok já devem estar a ver de quem vos falo, por isso se virem o tal Senhor, mandem-lhe um abraço meu!!! Halla...

20 junho 2006

Era Uma Vez na América...

Saudações Mirandesas, a todas e todos... Ora bem como isto é um espaço com liberdade de expressão e pensamento, hoje resolvi tomar a liberdade de exprimir um pensamento que surgiu a meio de um talk-show americano, da boca de um comediante que anda lá para aquelas bandas, de seu nome Garry Sanders, então cá vai: "Recentemente o presidente Bush, aprovou uma lei que permite os cidadãos mexicanos de entrar nos EUA para fazer trabalhos temporários que os americanos não sabem ou conseguem fazer, isso é óptimo, talvez um deles consiga desempenhar o papel de Presidente dos EUA..." Transportando isso para o Nosso belo jardim à beira mar plantado e a troco de alguns tostões, talvez se arranjassem espanhóis interessados e motivados para assumir o papel de governantes por cá... Tenho dito!!

19 junho 2006

A febre do mundial...

O sol aquece, a bola roda, a cerveja tá fresquinha, e há jogos todos os dias a quase todas as horas... É um cenário bonito este que acontece de 4 em 4 anos. Devido a toda este futebol decidimos alterar a votação. Vamos lá ver se aqui no nosso blog votamos no próximo campeão mundial e se acertamos... Falando com o coração e com uma quota parte de razão voto em Portugal! Em relação á anterior votação sobre o santo mais popular ficamos a saber que, segundo os nossos leitores, o Menino Jesus da Cartolinha é o santo mais popular com 57 votos (50 % do total...). Em segundo ficou a Nossa Senhora do Naso, que concentra as atenções no seu santuário (perto da Póvoa) no dia 8 de Setembro, com 31 votos (27%). Em terceiro lugar, mas não menos importante, fica a nossa padroeira Santa Bárbara (que segundo dizem os mais antigos é a quem se reza durante as trovoadas) com 22 votos (19%). Por último ficou a Nossa Senhora da Luz, que tem a sua festa perto de Constantim no último Domingo de Abril, com 4 votos. Vamos então ver se acertamos no vencedor do mundial 2006.

16 junho 2006

C.S.I Miranda do Douro...

Boas tardes, venho por este meio reportar um Crime que esteve Sob Investigação na nossa inigualável cidade durante os últimos dias... Resumidamente, o caso coincidiu com a primeira terça-feira do corrente mês, dia 6 de Junho, na Praça Municipal, junto à Abília e Abílio. Um homem na casa dos 50 anos, caiu inanimado, verificando-se mais tarde durante a autópsia realizada no Centro de Saúde, que a causa da morte não tinha sido natural, assim o caso foi entregue à GNR de Miranda para tomar conta da ocorrência, mas... como nesse dia se realizava o décimo torneio de sueca do quartel, com o prémio final de um cassetete vibratório, o alferes de serviço, entrou em contacto com a equipa do CSI Las Vegas, para se deslocarem à nossa Terra e serem eles a descobrir a origem do crime e o seu perpetrador, o que de facto aconteceu. Dia 7 de Junho já o agente Grissom acompanhado pela agente Sarah, pelas 4:57 da manhã se encontravam no local do crime efectuando todas aquelas peritagens que vocês conhecem, com pó preto e cotonetes na recolha de tudo o que pudesse indiciar a origem do crime, mas... nada de conclusivo. Só mais tarde na análise do corpo incluindo análises urínicas e fézicas e das roupas do mesmo, descobriram que a morte havia sido causada pela cagadela de uma pomba, a qual continha nitrato de mercúrio, composto usado no fabrico de cianeto. Partindo deste princípio, os agentes americanos percorreram todos os pombais do concelho em busca da pomba assassina, tendo sido encontrada em Prado Gatão a fazer grandes malabarismos enquanto voava, provocados pelo cianeto que se encontrava no seu corpo penúgico, funcionando como substância dopante nestes animais. Ora como precisavam do animal vivo para o interrogar, tiveram que desenvolver uma armadilha verdadeiramente moderna, no caso uma rede de pesca para a apanhar. Após exaustivo interrogatório a pomba lá confessou que havia sido dopada, pelo Sr. Jerónimo, que na verdade era trineto de um senhor que foi casado com a bisavó do senhor assassinado, que o havia traído com um prostituto húngaro, provocando grande desgosto no seu trisavô o que o levou a cometer suicídio. Assim esta foi a forma encontrada pelo Sr. Jerónimo de vingar a Honra da sua família... Com mais um crime resolvido, os agentes lá foram embora para os lados da América todos contentes e com umas fogaças e umas chouriçicas, nas alforges mirandesas, como pagamento pela sua ajuda na resolução deste trágico crime... Halla!!

12 junho 2006

Um Ano...

Caros leitores, amigos e anonymous... É verdade, já passou um ano desde o dia em que este blog foi parido. Neste primeiro ano de vida o Encanto tem vindo a crescer harmoniosamente muito por culpa daqueles que felizmente, têm uma vida suficientemente desafogada, que lhes permite perder alguns minutos da sua mui nobre existência, na leitura dos nossos menos nobres devaneios apaixonados, desinspirados e peças de carácter jornalistíco de índole bastante duvidosa... Foram dezenas de posts, uns cheios de criatividade e conteúdo nenhum e outros menos criativos mas pejados de informações e saberes, dezenas de músicas inspiradoras e reveladoras da alma do povo mirandês, dezenas de votações para esclarecer o que vos apaixona, dezenas de jogos para vos roubar mais uns minutinhos de vida, dezenas de links com conteúdos que dão consistência àquilo em que somos leigos, dezenas de vídeos do pior que algum dia foi filmado neste planeta de lunáticos, dezenas de receitas que espero tenham servido para deleitar alguns desejos gravidísticos, uma petição que nos encheu de orgulho não pelo resultado final da mesma, mas sim pela corrente humana que criamos a favor da nossa Terra, uma festa de seu nome Underground Sounds of Miranda, que troxe à nossa Terra sonoridades por muitos desconhecida e também um espirito de festa pacifica e positiva que muito nos orgulhou, um piquenique que há-de ficar para sempre na memória daqueles que nele participaram e viveram a alegria da Juventude Mirandesa, algumas referências em jornais regionais e nacionais que deram relevo a algumas das nossas causas. Após este primeiro ano, tenho aqui que fazer um acto de contrição e se possível de desculpabilização perante o mui nobre povo Sendinês. Nada nos move contra vós, nada vos temos a apontar de demérito, aliás aprecio muito o vosso sentimento de unidade e entre-ajuda na defesa do que julgais ser importante e fundamental para a vossa vila e gente, convosco apercebemo-nos que havia um caminho por desbravar em Miranda e pegando em algumas ferramentas por vós usadas há já muitos anos, tentamos criar um sentimento de pertença e unidade em torno da nossa Terra, e que envolva todos aqueles que têm um espirito jovem e empreendedor. Muito obrigado Sendineses. Para o final guardei a génese, o factor mais importante e que dá vida a este blog... Miranda do Douro, obrigado por nos acolheres em teu regaço, por ti nunca deixaremos de existir... Viva Miranda, Vivam os Mirandeses, Vivam aqueles que nos Amam... Como final alternativo, deixem-me agradecer a todos aqueles que nos inspiram, que nos têm como amigos, que nos dão força para continuar e tornar O Encanto da Gaitadura o blog de todos Nós... Respect!!

Fifa World Cup 2006...

Começou na passada sexta feira o tão aguardado mundial de futebol. Este é um mundial no qual a selecção portuguesa pode ir longe... ou então não. O Encanto da GaitaDura deixa-vos aqui para descarregarem se quiserem uma folha de excel onde podem inserir os resultados e desse modo acompanharem de melhor forma a edição de 2006. Para estar sempre em cima do acontecimento aqui fica também o link para o site oficial do mundial da FIFA. Portugal estreou-se com uma vitória por um curto 1-0 contra Angola. No nosso grupo o México venceu o Irão e parece ser a selecção que nos acompanhará na passagem aos oitavos de final. Cá estamos para apoiar a nossa selecção e ver o seu desempenho (e das outras selecções) neste mundial. Entretanto e se ainda não estão com "fome de bola" recomendo uma visita á secção JogaBonito TV do http://nikesoccer.com/ onde poderão ver alguns dos mais fantásticos truques feitos pelos melhores jogadores da actualidade.

08 junho 2006

Música Aquática...

No próximo Sábado, 10 de Junho, dia de Portugal de Camões e das Comunidades Portuguesas, decorre em Miranda do Douro um concerto muito peculiar. O próprio nome do evento - "Música Aquática", é desde já um pouco fora do comum... Mas passemos aos factos para que melhor saibam do que se trata. Georg Friedrich Haendel é um dos mais famosos compositores da história. Nasceu em Halle (Alemanha) em 1685 e morreu em Londres (Inglaterra) em 1759. Algo que pode ser mais familiar para a maioria dos nossos leitores é o facto de Haendel ter composto o hino de Inglaterra, o famoso "God Save The Queen". Durante a fase da sua vida passada em Londres, trabalhou na corte do rei Jorge I e, como era normal nessa época, a música tinha um importantíssimo papel nas cortes reais. A "Música Aquática" nasceu de uma necessidade que Haendel sentiu, de propiciar ao rei Jorge I, a possibilidade de ouvir a música que compunha durante os passeios reais ao longo do rio Tamisa. Tal como em Londres, também Miranda do Douro tem com um rio (neste caso o Douro) uma forte identidade e unidade. Esta serenata barroca foi escrita para uma orquestra de instrumentos de sopro e cordas que se deslocava numa embarcação ao lado da do monarca e terá sido apresentada pela primeira vez em 17 de Julho de 1717. É importante frisar a importância deste evento. Possibilita uma aproximação da nossa cidade a um tipo de espectáculos que são de um muito elevado nível cultural (espectáculos normalmente afastados do interior...), e é um tipo de espectáculo que se integra por si só nas nossas peculiares arribas. O agrupamento responsável pela execução técnica da obra é o quarteto "Viena-Lisboa". O transporte é efectuado de forma gratuita pela Câmara Municipal de Miranda do Douro pelo que não há desculpas para não ir...

06 junho 2006

Parabéns...


Obrigado a todos os nossos leitores e apoiantes...

05 junho 2006

Amanhã...

Em 6/6/06, o presságio será revelado...
A verdadeira natureza de Miranda nunca esteve tão evidente como agora!!
No dia 6 algo de estranho vai acontecer...
Queres estar preparado para o grande dia??
O melhor é estares atento ao nosso blog,
Para que saibas antes de todos o que de estranho se aproxima...
E cuidado... muito cuidado...
Fica atento a cada passo que dás.

Halla!!

04 junho 2006

Muita actividade...

Neste fim de semana que hoje termina, a actividade foi intensa na nossa cidade. Claro que o Gira-Vólei e todos os participantes nele envolvidos em muito contribuíram para que assim fosse. Á noite a animação também não faltou, a cargo do que temos de mais genuíno no nosso planalto. Apesar de toda esta actividade, é de realçar (como infelizmente já vem sendo hábito) a pouco afluência de público a assistir aos eventos. E os eventos até eram de muito destaque. O Gira-Vólei que terminou hoje juntou cerca de 500 participantes um pouco de todo o país. Eram muitos os campos onde se praticava esta modalidade, distribuídos entre o largo da Sé e o antigo campo da Cerca. Este evento, de cariz nacional, tem uma grande importância para a nossa cidade devido á visibilidade do mesmo. Á noite, no palco que se encontra por detrás do convento dos Frades Trinos, houve espaço para uma estreia mundial. Mais uma vez se notou a falta de assistência para aquela que foi possivelmente a estreia mais importante que tivemos em Miranda do Douro nestas últimas gerações! E acreditem que não é para menos! Já temos desde há cerca de meio ano um grupo de "Paliteiros" oriundos da cidade, mas ontém á noite ficamos a conhecer o grupo de "Paliteiros" infantis! Um grupo para acarinhar e preservar, pois possivelmente serão eles que mais tarde passarão a seniores e por aí fora... A juntar a esta estreia, deram-se também a conhecer as "Paliteiras" de Miranda do Douro. São o segundo grupo de "Paliteiras" do mundo (existem as de Valcerto - Mogadouro) mas são o primeiro grupo feminino a nascer na cidade que dá o nome a tão nobre dança. Nesta fantástica e memorável noite ficamos ainda a conhecer os novos valores mirandeses não apenas da dança, mas também da música com um grupo (caixa, bombo e gaita de foles) também das camadas infantis! Esteve também presente o grupo de cantares de Miranda do Douro. Volto a frisar que foi uma grande pena haver tão pouca assistência para este evento. Que será preciso para ter a aderência dos mirandeses é uma das grandes questões que merecerão uma votação aqui no nosso blog. Aceitam-se desde já sugestões...

02 junho 2006

Estação Biológica Internacional...

Foi na Segunda Feira inaugurada uma Estação Biológica Internacional (EBI) em Cozcurrita de Sayago, aqui bem perto de Miranda do Douro. É um bom investimento do qual podem advir benefícios para a nossa cidade, e uma infra-estrutura importante nestes tempos em que se fala de centrais nucleares. O investimento foi de 1,5 milhões de euros (totalmente suportados pela bilheteira do cruzeiro ambiental!!! - dá que pensar o facto de serem os espanhóis a ter o olho mais aberto para o negócio na nossa própria terra...). Nesta EBI têm prioridade a investigação científica, o estudo da biodiversidade e a preservação de espécies e habitats. As formalidades da inauguração foram presididas pelos ministros dos negócios estrangeiros de Portugal e de Espanha. O sr. Diogo Freitas do Amaral encontrava-se em Zamora a assinar um acordo de cooperação transfronteiriça, e diga-se de passagem que podia ter feito uma visita á nossa cidade, caso tivesse havido (como deveria) um pouco mais de logística da nossa parte... citando a rádio brigantia: "Nesta altura estão diversas universidades associadas a esta EBI com projectos de investigação definidos na área da preservação ambiental. Para além de financiar este projecto, o cruzeiro ambiental no Douro Internacional tornou-se já no maior motivo de atracção turística para a província de Castela e Leão." E pergunto eu... de Castela e Leão?!?!? Então o barco não se encontra em Miranda do Douro, na margem portuguesa do rio? Se os principais atractivos do cruzeiro são portugueses, não seria bom sermos nós a aproveitar os nossos recursos e teríamos nós uma EBI em terras mirandeses?