gaitadura@gmail.com

 

O Encanto da GaitaDura

Vem descobrir o que se esconde por baixo dos nossos saiotes...

 

Topo Xykw

31 março 2006

Férias de Páscoa...

As férias da Páscoa vão ser diferentes para os jovens das Terra de Miranda.
Com o objectivo de ocupar os tempos livres, a Câmara Municipal de Miranda do Douro vai promover as férias desportivas e musicais - Desporto no Ouvido - entre os dias 3 e 13 de Abril. Esta iniciativa destina-se a crianças com idades entre os 6 e os 14 anos.
Ao participarem nesta actividade as crianças têm acesso a uma diversidade de actividades físicas e culturais, nomeadamente: jogos tradicionais, passeios pedestres, orientação, construção de instrumentos musicais tradicionais (e aprendizagem de técnicas para tocar esses mesmos instrumentos), danças e músicas tradicionais, entre outros.
Os objectivos que se pretendem atingir, passam por: valorizar o património tradicional local; promover a ocupação de crianças nos tempos livres, com actividades desportivas e musicais facilitadoras do desenvolvimento físico, mental e social; criar e fortalecer hábitos de ocupação dos tempos livres de forma positiva através do desporto e da música; proporcionar actividades sócio-educativas, baseadas no lúdico, no prazer e na possibilidade de escolha, para que as crianças possam, criar, manifestar e desenvolver, as suas potencialidades de modo a contribuir para o seu desenvolvimento integral.
A organização desta actividade está a cargo do Desporto em Movimento e da Casa da Música Mirandesa com dois Professores destas áreas: Francisco Parreira e Paulo Meirinhos.

30 março 2006

Sendim, Escuta???

Muito boas noites caros leitores, aviso desde já que consegui um Exclusivo para o nosso blog, que é um Exclusivo...
Hoje temos connosco, um sendinês que se quer converter em Mirandês!!!

Xykw: Boa noite, como se chama??
sendinês: Boa noite, o meu nome verdadeiro é José, mas durante o texto, gostaria que me tratasse por Zé e me distorcesse a voz, para assim ninguém me conhecer...
Xykw: Hi hi hi, ok...Zé!! Ora então diz lá porque te queres tornar Mirandês, depois de tantos anos como sendinês??
Zé: Bem, isto de ser sendinês começou com o meu avô que nasceu em Sendim, seguiu-se o meu pai e depois vim eu!! Por isso já é coisa de familía!! Mas eu quero mesmo ser Mirandês, num sei, acho que Miranda tem outra vida, olhe por exemplo a Posta na Balbina sabe-me melhor que na Gabriela; a noite no Atalaia é mais animada que a do Fonte Nova; o G.D. Mirandês é melhor que o Sendim...
Xykw: são essas as suas principais razões??
Zé: Não, estava só a dar exemplos, olhe acho mais piada falar Mirandês que o Mirandês com sotaque sendinês; gosto mais de ver dançar os Pauliteiros de Miranda do Douro, que os de Sendim; gosto mais de ouvir a Banda Filarmónica de Miranda que a de Sendim; gostaria também de trabalhar em Miranda como muitos dos meus conterrâneos, há mais oportunidade de emprego...
Xykw: Pois, mas sabe que isto de ser Mirandês tem muito que se lhe diga!!!
Zé: Eu sei, eu até estou disposto a fazer um curso intensivo de Cultura Mirandesa para analisar alguns assuntos em que ainda sou leigo...
Xykw: Tá bem...tá; olhe lá, então e que é que acha que os seus conterrâneos de Sendim vão dizer de você?? Que é um Traidor da causa sendinesa??
Zé: Que causa sendinesa, aquela para nos tornar-mos independentes de Miranda?? Hooo!! poix, isso já foi chão que deu uvas, eu não acredito nisso, até porque não traria vantagens nenhumas!!! E depois os meus conterrâneos sabem que vou em busca de algo melhor, por isso só podem estar contentes por mim!!
Telefone (fixo): Trrrrrim, trrrrrim!!
Xykw: Está lá, quem fala??
Provedor da Nacionalidade Mirandesa: Sou o Provedor da Nacionalidade Mirandesa!!
Xykw: Já tem a resposta do público, para sabermos se o Zé se vai tornar Mirandês??
Provedor: A minha opulenta assistente vinda directamente do Puto Brincalhão, dá-me o envelope, enquanto se ajoelha...E a resposta do público, incrivelmente por unanimidade é: NÃO!!
Zé: Ó pá que pena, tchhhh...pensei que era desta que conseguia, é pá que chatice!! E agora pá, posso concorrer outra vez?? Mandar mais cupões?? Trazia a lição tão bem estudada, que chatice pá, foi cá um azar!!!
Xykw: Pois é caro Zé, a decisão do público, é soberana; não se pode fazer nada!!!

Reparem como a suposta entrevista se transforma num concurso televisivo!!!

Respect!!!

28 março 2006

Xykw vs Augusto Bicho...

Xykw: Atão Augusto que tal andas??
Augusto: Com as pernas...
Xykw: Bô??
Augusto: Bô quê??
Xykw: Bô quê, o quê??
Augusto: Mas bô quê, o quê, o quê???
Xykw: Bá!!!
Augusto: Bá quê??
Xykw: Bá quê, o quê??
Augusto: Mas bá quê, o quê, o quê??
Xykw: Bá, queres um copito??
Augusto: Pode ser, pagas tu!!!

Resultado Final: Augusto 1 (copo de vinho); Xykw: -50cent.

Respect!!!

27 março 2006

Petição...

Mirandesas e Mirandeses, chegou a hora de unirmos esforços e juntarmos as nossas vozes de protesto e revolta às dos alunos do pólo universitário de Miranda, para que o mesmo não seja encerrado. Mais do que eles, quem tem a perder com a extinção do pólo somos nós, é a nossa cidade, a nossa sociedade, a nossa cultura. Sejamos unidos uma vez mais como temos sido ao longo da nossa tão vasta história, e gritemos bem alto que não queremos perder o mais importante pólo dinamizador de cultura e conhecimento que temos nas nossas Terras. Assim pomos à vossa disposição uma petição on-line, para que a assinem e desta forma mostremos aos Senhores do Poder a vontade de um povo tão esquecido por eles no que se refere a desenvolvimento e dinamização.
Força Mirandeses, passem a palavra e não deixem que nos roubem dentro da nossa própria casa!!!

P.S. - Ficará um link permanente para a petição na coluna de links do lado esquerdo.

24 março 2006

Lembrais-vos de Quem Sou??

Daqui quem vos fala é Nuno Ricardo Pinto Preto, o Fininho para alguns, o Pinto Preto (sabem o que significa em brasileiro??) para outros, o Calaxicas para uns poucos, o Xykw para a maioria que me conhece, e o Nuno... para ninguém!!! Pois é, quando era ainda um ser sem pecados, alguém se lembrou que o nome Nuno Ricardo seria o ideal para mim, assim pegaram em mim e levaram-me a uma Igreja lá para os lados de Bragança, onde um senhor de bata branca disse para quem queria ouvir, que o filho dos meus pais se chamaria pelo nome próprio que ainda hoje vem escrito no meu B.I. e de seguida lavou-me a cabeçita, o que me deixou bastante irritado... Mas desde cedo (infantário) notei uma certa apetência nas pessoas que me eram próximas de não me chamarem por Nuno nem Ricardo e sim, Pinto Preto... Assim foi, até ao Ciclo (Escola Preparatória). Corria o ano da graça de 1991, era eu aluno do 6º ano, tive um professor de Educação Física, que por sinal posteriormente veio a ser meu patrão, de seu nome Carlos Santos, que também a ele fazia confusão o nome Nuno Preto, assim para mellhor praguejar e vociferar o meu nome resolveu alterá-lo para Chico Preto (dizia ele que soava melhor), posto isto e com a minha total anuência todos os meus amigos resolveram também chamar-me Chico, e como na altura dava uma novela em que uma das personagens era o Chico Treva, um pobre "Undertaker", a moda pegou e lá se foi germinando... Anos mais tarde por volta do 9º ano com a descoberta dos graffitti e de letras tão incomuns no nosso léxico, como o k, w, y resolvi construir o meu alter-ego de seu nome X (ch) Y (i) K (c) W (o)... Querem saber qual o resultado desta enorme troca de identidades?? Se hoje eu for a andar pela rua e alguém me chamar por Nuno eu nem ligo; se algum dos meus amigos ou amigas me quiser apresentar a alguém, nunca dirá que me chamo Nuno; a maioria dos que só me conhecem de vista não sabem o meu nome, looooooool; a maioria daqueles que me chamam Chico pensam que o meu primeiro nome é Francisco; a minha namorada trata-me por Chico!!! E eu pergunto: Lembrais-vos de Quem Sou?? Eu já quase me esqueci...
Respect e Cumprimentos do Nuno Ricardo Pinto Preto ou se preferirem do XYKW!!!

23 março 2006

O final?...

A UTAD comemorou 20 anos de existência, mas parece que em vez de anunciar expansão e prosperidade, está a anunciar o contrário...mas não em todo o lado, uma vez que o pólo de Chaves pelos vistos até vai sair reforçado?!?!?
Vejamos se percebo alguma coisa. Os dois cursos que são leccionados no pólo de Miranda do Douro parecem-me estar perfeitamente adequados e enquadrados em tudo aquilo que a própria história, tradição e cultura da cidade representa, seja pelos factores etno-culturais ou mesmo até pela estratégica localização geográfica. Por este prisma não vejo as razões para o reforço do pólo de Chaves (até pelo contrário) que conheço minimamente. Uma das razões apontadas é um corte de 3% nas verbas que a UTAD receberá do estado. Se 3% sustentavam o pólo, não será complicado pensar em valores... No entanto, e também convém deixar aqui este ponto, a UTAD é das instituições de ensino superior que mais investe em infra-estruturas e apoio ás associações que dela dependem, sendo de referir fortes apoios na equipa de rugby, futsal, etc?!?!?
O sr. Mascarenhas Ferreira (reitor da UTAD) diz em notícia avançada pela RBA "que tiveram apoios para abrir pólos e que agora gostariam de ter uma orientação politica para os encerrar. A unidade que abriram em Miranda foi um sinal de progresso e admite que a extinção vai ter consequências sociais graves para a cidade." Falou ainda sobre a possibilidade de o IPB ser integrado na UTAD... sem comentários.
Resta esperar para ver o desenrolar de toda esta situação embaraçosa. No entanto pede-se também aqui um esforço por parte das entidades de Miranda do Douro, pois a perda do pólo da UTAD, representará perdas irreparáveis para a nossa cidade.

22 março 2006

Poupança...

Este é um daqueles posts, sem nenhum assunto em particular, mas como o sono ainda não chegou e enquanto estou com os dedos no teclado... cá vai.
Seguindo a linha do post anterior, hoje comemora-se o Dia Mundial da Água (segundo a ONU) que é um bem que devemos preservar por diversos motivos. A água para além de todas as qualidades que lhe são reconhecidas, é o bem mais precioso que pode existir após a uma noite de excessos... É a chamada bebida do dia seguinte. É como que um Guronsan (desculpem a publicidade) sem substâncias químicas. Toda a gente reconhece a necessidade da preservação da água, enquanto bem essencial e vital. Por isso, cabe-nos a todos nós essa função de preservação não a bebendo em excesso...

21 março 2006

Primavera...

É hoje que entra esta maravilhosa (para a maioria) estação do ano. É também hoje o Dia Mundial da Árvore (segundo a ONU), o Dia Mundial da Infância (segundo a UNICEF), o Dia Mundial da Poesia (segundo a UNESCO), o Dia Universal do Teatro (segundo a UNESCO), o Dia Mundial do Sono (segundo a OMS) e também o dia em que se comemora o 321º aniversário do nascimento de Johann Sebastian Bach. Quer isto dizer que hoje é um dia de comemorações... Numa dessas comemorações, mais concretamente o Equinócio da Primavera, na localidade de Chãs (Vila Nova de Foz Côa) irá estar presente um Grupo de Pauliteiros de Miranda do Douro. A cerimónia será realizada entre as 7:30 e as 8:00, numa altura única em que o sol ilumina de igual modo os hemisférios norte e sul. Em Chãs, no lugar de Tambores existe um templo pré-histórico e um afloramento granítico que tem no topo um enorme rochedo com mais de quatro metros de altura. O penedo orientado no sentido nascente-poente possui uma gruta em forma de semi-arco, com cerca da 4,5 metros de comprimento, que é iluminada no centro, no momento em que o Sol nasce. O espectáculo promete e os Pauliteiros de Miranda têm previsto um repertório adequado ao momento e que remonta às origens celtas.
Assim sendo, boas entradas na Primavera para todos vós...

17 março 2006

Tierras de L Rei...

A Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino realiza entre dia 7 e 9 de Abril um passeio que tendo início em Algoso, terminará em Atenor. O passeio intitula-se "Por Tierras de L Rei", tem um programa interessante e será feito de burro. Para os interessados que se queiram inscrever, deverão fazer a inscrição até 31 de Março. Os sócios da AEPGA, bem como menores de 12 anos pagarão 50€ de inscrição. Os não sócios pagarão 75€. A inscrição inclui: participação em todo o evento, pequenos-almoços, almoços e jantares dos dias 8 e 9, navalha típica, guilhada, caderno informativo sobre o evento e percurso a realizar. Também existe a opção para os vegetarianos de indicar isso mesmo no acto da inscrição, e dessa forma terem um menu alternativo.
O fim do evento terá a participação do grupo Dazkarieh (concerto em Atenor), do qual vos deixamos uma música aqui no blog.

P.S. - Também a um nível de passeio e ocupação de tempo livre de uma forma mais saudável, os alunos do pólo da UTAD de Miranda do Douro promovem este Sábado um peddy-paper com acampamento no final, cujo início está marcado para as 13 horas no Trinu´s Bar.

16 março 2006

Noite da mulher...

Nunca tal me tinha passado pela cabeça, mas as vantagens em ser mulher ainda acabam por ser significativas... Vejamos. Acabado de chegar a casa, depois de mais um árduo dia de estudos... e antes de chegar o Zé Pestana, quero aqui deixar uma reflexão que tem tanto de verdadeira como de ingrata (para os homens). Jantei com alguns amigos meus, amigas também, e logicamente a noite prosseguiu para os locais de diversão nocturna na cidade de Bragança. Quarta-feira à noite é sinónimo de noite da mulher em Bragança. Quer isto dizer que as "gajas" (desculpem a expressão) que saem nesta noite têm direito a 3 bebidas brancas num local e 3 bebidas brancas em outro local! E devo dizer que pelo que vi hoje, a aderência por parte delas a estas iniciativas publicitárias é bastante elevada... No fundo quer isto dizer que se eu quiser beber essas 6 bebidas brancas terei de desembolsar qualquer coisa como 27€ (4,5€/cada)!!! O comentário que me ocorre é que não ouço nenhuma destas "gajas" falar em igualdade de direitos...

13 março 2006

Mudanças...

Regressando á música dos Galandum Galundaina, na sua vertente mais tradicional e ouvindo uma das mais conhecidas músicas mirandesas como é o Binte Cinco, damos conta do verdadeiro símbolo mirandês para os nossos leitores. Esse símbolo, com um total de 44 votos (44%) são os Pauliteiros de Miranda. Em segundo lugar, e com 26 votos (26%) ficou a Língua Mirandesa. Pela distância em relação ás outras opções, estes são sem dúvida os símbolos que mais representatividade têm nas terras de Miranda. Em 3º e 4º lugar, respectivamente, o Menino Jesus da Cartolinha e a Posta à Mirandesa. Muito mais irrelevantes foram o Dois e o Burro de Raça Mirandesa que ocuparam os últimos lugares, numa votação que teve a participação de 101 votantes.
Desde já, fica on-line uma nova votação, para recolher as opiniões em torno das estátuas que foram colocadas na praça. Também podem deixar uns comentários... Temos também novos wall papers, novos vídeos, um novo jogo e acima de tudo um outro site em destaque. Desta vez é o site de uma associação - Aldeia ---> Acção, Liberdade, Desenvolvimento, Educação, Investigação, Ambiente - que organiza diversas actividades, sendo parte delas no planalto mirandês. Um site que merece a visita.

09 março 2006

Ala p'ra terras de Miranda!...

É este o nome escolhido, para o Passeio de Jornalistas de Março. O local a visitar serão as Terras de Miranda, sendo que o Passeio de Jornalistas se realiza em média uma vez cada dois meses. O Passeio de Jornalistas, segundo contam os próprios: "Nasceu quase por brincadeira... como às vezes nascem as coisas sérias! Depois transformou-se numa das mais importantes acções de promoção do Turismo Interno: pela capacidade que demonstrou de concitar as atenções dos profissionais da Comunicação Social, pelo que representou de espaço e tempo mobilizados no universo dos Média, pelo que significou de atenção às terras e às gentes normalmente arredadas das rotas da chamada Grande Informação. Suscitar a deslocação de uma vintena e meia de jornalistas a um qualquer complexo turístico algarvio é coisa fácil. Fazê-los deslumbrar com a paisagem de Barca de Alva, a posta mirandesa, o modo de matar o porco em Fronteira ou a arte da pesca na Costa Vicentina... isso já não é corriqueiro: exige jornalistas que conservem a capacidade de se deslumbrar, jornalistas que conservem a capacidade de ver e de... contar! Esse foi o trunfo do PASSEIO DE JORNALISTAS. Acabámos por reunir alguns dos melhores profissionais da Comunicação Social deste país. Com eles partimos estrada fora, de dois em dois meses, rumo a uma qualquer terra, rumo a muitas histórias... e a muitas páginas para as relatar!"
Assim sendo, dias 24, 25 e 26 de Março, o Passeio de Jornalistas decorrerá nas Terras de Miranda!

P.S. - Obrigado ao Rui João pelo alerta!

08 março 2006

Certificado...


Serve este post para dizer que já somos um blog certificado...

03 março 2006

O Carnaval e A Minha Desgraça...

Ora bem... Como o Carnaval normalmente é curto não sei se já vos destes de conta, mas já passou e como tal aqui estou para vos fazer o balanço do mesmo em Miranda do Douro!!! Não sei se lhe chame tradição, o que é facto é que eu e o meu grupo de amigos* gostamos de neste dia exibir a parte mais luxuriante e atrevida da nossa personalidade, encarnando invariavelmente papéis femininos, este ano não foi excepção, assim assumimos o papel de Bailarinas Amestradas. Estáva-mos lindas; muito pouco, mas muito bem vestidinhas, excelentemente maquilhadas (Obrigado Lina) e bastante sincronizadas na arte do bebericar e do bailar!!!! Segundo me disseram, porque eu não ouvi nada, ganhamos o 1º prémio no Atalaia em comunhão com um grupo de amigos de Malhadas o que me deixa satisfeito, mas adorei e fartei-me de rir com a Heidi Enfermeira**, que estava genial e sumptuosa... A festa foi animada, com muita mulher bonita para apreciar (no Carnaval em Miranda a população feminina duplica e a masculina, vai para metade, talvez um bom case-study para alguém analisar) e com muita folia e diversão proporcionada pelo nosso Chiquinho que nos embebedou com tanta música Brasileira... Graças a Deus não houve incidentes a lamentar o que é sempre de enaltecer e tudo decorreu num excelente e animado ambiente de festa... Agora vem a minha desgraça, caros leitores deste blog, hoje cesso as minhas funções por tempo indeterminado, uma vez que me encontro sem net, estou com uns problemazitos com a Optimus e enquanto os mesmos não forem resolvidos o meu acesso a este mundo está vedado, por isso e com muita pena minha, vos digo até breve e ficai com a certeza de que em breve voltarei!!!! Respect...

* Xykw; Osvaldo; Silva; Makita; Tatatão; Carção; Pasho; Tony; Caco; Beto B.
** Manhonho

Antecipando...

Antecipando a próxima edição do Festival Intercéltico de Sendim, vamos já ouvindo a música mais conhecida do artista mais conceituado que passará pela vila de Sendim no próximo mês de Agosto. Ao som de Hevia, apresentamos novos links no nosso blog. O wallpaper. Um jogo que testa a cultura geral em termos de acessórios intímos femininos. Temos também dois vídeos, um sobre violência no futebol e outro que deveria ser sobre futebol... O site em destaque é a Associação de Proprietários de Pombais Tradicionais do Nordeste. Um site a visitar, bem como dar uma volta pelo concelho para melhor admirara a arquitectura destas construções tão comuns no planalto mirandês - os pombais. Como hoje a hora já é tardia... e amanhã vou para terras de Miranda, desejo-vos, da minha parte, um bom fim de semana.

02 março 2006

Um dia de passeio pelo concelho...

No último Domingo, estando a passar uma tarde muito tranquila na companhia de alguns amigos, eis que surge mais um... o Sebastião! Não foi numa manhã de nevoeiro, mas certamente numa tarde enevoada que ele apareceu, dizendo que ia dar uma volta de carro. Ora, como de carro até nem cansa muito, lá fomos fazer companhia ao nosso decano. Um passeio para tirar fotografias, respirar um pouco de ar puro e sem nos afastarmos muito eram os objectivos. Iniciamos a viagem pelo caminho que liga Miranda do Douro a Vale d'Águia tendo parado (várias vezes) para tirar umas fotos. Estacionamos e esticamos as pernas no Castro de Vale d'Águia que tem uma vista excelente sobre o rio Douro. Decidimos então, e uma vez que estávamos para visitar castros, seguir em direcção a Paradela. Subimos ao miradouro, de onde se pode observar o ponto em que o rio Douro entra em Portugal. Paisagem magnífica (mais uma) nas arribas do Douro. Descemos então em direcção ao Castro de Paradela e paramos mais uma vez para tirar fotos junto á ponte que faz a ligação entre Paradela e aldeia espanhola de Castro. Este é o ponto mais a Este de Portugal. Após umas voltas pela aldeia espanhola, e já com a sensação de ter sido uma tarde bem passada, dirigimo-nos a Miranda do Douro, via Ifanes. Como estávamos a dirigir-nos para poente... aqui fica esta bela fotografia, como culminar de uma tarde repleta de paisagens a roçar o paradisíaco. Escusado será dizer que na Segunda Feira e aproveitando as férias de Carnaval, fizemos mais uma viagem da qual falaremos noutra oportunidade.
Para veres algumas das fotografias clica aqui.