gaitadura@gmail.com

 

O Encanto da GaitaDura

Vem descobrir o que se esconde por baixo dos nossos saiotes...

 

Topo Xykw

09 março 2006

Ala p'ra terras de Miranda!...

É este o nome escolhido, para o Passeio de Jornalistas de Março. O local a visitar serão as Terras de Miranda, sendo que o Passeio de Jornalistas se realiza em média uma vez cada dois meses. O Passeio de Jornalistas, segundo contam os próprios: "Nasceu quase por brincadeira... como às vezes nascem as coisas sérias! Depois transformou-se numa das mais importantes acções de promoção do Turismo Interno: pela capacidade que demonstrou de concitar as atenções dos profissionais da Comunicação Social, pelo que representou de espaço e tempo mobilizados no universo dos Média, pelo que significou de atenção às terras e às gentes normalmente arredadas das rotas da chamada Grande Informação. Suscitar a deslocação de uma vintena e meia de jornalistas a um qualquer complexo turístico algarvio é coisa fácil. Fazê-los deslumbrar com a paisagem de Barca de Alva, a posta mirandesa, o modo de matar o porco em Fronteira ou a arte da pesca na Costa Vicentina... isso já não é corriqueiro: exige jornalistas que conservem a capacidade de se deslumbrar, jornalistas que conservem a capacidade de ver e de... contar! Esse foi o trunfo do PASSEIO DE JORNALISTAS. Acabámos por reunir alguns dos melhores profissionais da Comunicação Social deste país. Com eles partimos estrada fora, de dois em dois meses, rumo a uma qualquer terra, rumo a muitas histórias... e a muitas páginas para as relatar!"
Assim sendo, dias 24, 25 e 26 de Março, o Passeio de Jornalistas decorrerá nas Terras de Miranda!

P.S. - Obrigado ao Rui João pelo alerta!

6 Gaitadas:

Anonymous Anónimo disse...

Não percam esta fabulosa foto feita por Manuel Teles aos Pauliteiros de Miranda do Douro
Clica no seguinte endereço:

http://www.1000imagens.com/foto.asp?idautor=556&idfoto=145&t=&g=&p=

Um Abraço, PM

10:54  
Blogger Unknown disse...

Uma lista de blogues de Miranda está disponível em Miranda
do Douro na Blogoesfera
.
Agradecia que me avisassem de eventuais erros ou falhas.
Obrigado.
RDJ

11:16  
Anonymous Anónimo disse...

A verdade é que em Miranda do Douro não há pauliteiros. Onde os há é nas terras vizinhas e apelidam-se de pauliteiros de miranda porque o nome vem do planalto. Planalto Mirandes. Eles em fim roubam tudo.

PS: ye capaç de ya haber meia duzia de morcones a bater cun palos na cabeça i a dezir uqe son puliteiros

19:04  
Anonymous Anónimo disse...

A verdade verdadeira é que há mesmo pauliteiros na cidade de Miranda do Douro.
Se te custa aceitar esta realidade é pena...
E olha que tão adançar muito bem! (só espero que não se percam em vaidades).

09:34  
Anonymous Anónimo disse...

Sobre um 'Passeio de Jornalistas...'...

www.cafeportugal.net

Primeiro, o Rui Dias José não é titular de carteira profissional, logo, não é jornalista.

Isto significa que pode organizar os passeios que entender, convidar quem bem entender e manifestar as expectativas que bem entender. Nenhum desses actos é ilícito e, naturalmente, não está sujeito ao Código Dentológico dos Jornalistas.



Segundo, de todos os nomes que assinam aqueles relatos de viagem nenhum corresponde a um titular de carteira profissional, com excepção de Otília Leitão. Mas se prestar atenção verificará que os textos que lhe são atribuídos são de natureza privada e não passam de posts num blogue. Não há nenhum dispositivo legal ou norma deontológica que se aplique à vida privada dos jornalistas (o que não quer dizer que não devessem existir).



Terceiro, o único texto publicado num jornal supostamente de âmbito nacional é o que é assinado por Anabela Pereira, no “Semanário”. Na lista dos titulares de carteira profissional encontra-se uma Anabela Pereira Fernandes e nenhuma Anabela Pereira. Em rigor, isso deveria significar que a Anabela Pereira não é jornalista, pois a lista dos titulares está organizada segundo o nome profissional, isto é, aquele com que os jornalistas assinam os trabalhos. Ainda assim, ela menciona na peça os «anfitriões», dando uma indicação clara ao leitor de que a viagem foi feita a convite. Como sabe, anfitrião é aquele que «paga e dirige um jantar sumptuoso» ou aquele que «recebe pessoas em sua casa e oferece um jantar ou banquete lauto» (isto não representa uma legitimação da prática da autora)



Quarto, as tais páginas que o Rui Dias José tanto almeja limitam-se a um site de turismo, à revista «Viajar» e a um jornal local de fraca expressão.
Não parece estar a ter muito sucesso com a iniciativa.



Finalmente, o lado verdadeiramente grave da história escapou-lhe, o que também é natural, porque não está alertado para este tipo de questões.
Trata-se do facto de um conjunto de pessoas se intitularem jornalistas, sem que sejam titulares de carteira profissional. Trata-se de um crime de usurpação de funções, severamente punido pelo Código Penal. Só que isso é matéria para a Comissão da Carteira Profissional, que tem a missão e a obrigação de actuar nesses casos.

04:29  
Anonymous Anónimo disse...

angelo couto:
o meu setor de o mirandes esta um espetaculo so k ja esta com os copos...
desculp la nao leve a mal como dis o outro..

14:54  

Enviar um comentário

<< Início