gaitadura@gmail.com

 

O Encanto da GaitaDura

Vem descobrir o que se esconde por baixo dos nossos saiotes...

 

Topo Xykw

30 janeiro 2006

Um site radical...

Hoje vamos falar de um site que luta pela independência do planalto mirandês. O site pode ser encontrado sob a denominação Partidu De La Lhibardade De L Praino Mirandés e invoca variadíssimas razões para a auto-determinação do planalto mirandês. Intitulam-se como uma organização política semi-clandestina e apresentam os seus motivos, pretensões e propostas para tornar o planalto mirandês uma região independente e autónoma. Apresentam, inclusivamente, todas as associações de cariz regionalista com ideias de independência, bem como propostas para a criação da bandeira, mapa da região, etc. Uma das principais causas por eles apontadas é precisamente esta: "Porque todo e qualquer povo que tenha a sua própria língua e cultura, tem o direito universal de constituir-se como uma nação independente e livre de escolher o seu futuro." Seja a título de curiosidade, ou mesmo a título de partilha/oposição de ideias não deixem de visitar este peculiar site.

26 janeiro 2006

Galandum Galundaina na Casa da Música...


Após avanços e recuos na edificação daquele que é o maior espaço de espectáculos musicais do norte do país, parece que a Casa da Música do Porto se encontra realmente a cumprir a função para a qual foi criada. Desta vez acolhe um Ciclo de Música Tradicional Portuguesa entre os dias 3 e 5 de Fevereiro. Após as actuações de 2005 na cidade invicta por parte dos Galandum Galundaina, nomeadamente no festival intercéltico, onde o seu concerto foi considerado o 2º melhor do ano, no género World Music pelas Crónicas da Terra, espera-se que os Galandum voltem a atacar forte, mostrando mais uma vez o que de melhor sabem fazer. Será no próximo dia 4 de Fevereiro pelas 23:00. Para quem se encontra no Porto ou próximo, o espectáculo será na sala 2 e os bilhetes custam 5€ (normal) e 4€ (sénior e sub 25 anos). Não há desculpas para não perder.

P.S. - Este post só não foi postado ontém devido à interrupção temporária do Blogger para actualizações.

25 janeiro 2006

Tatatão...

Se pudesse pegar numa qualquer misturadora usada na cozinha e colocar lá dentro o Kramer (amigo do Seinfeld, na série com o mesmo nome); o Sam (amigo do Frodo, n´O Senhor dos Anéis); o Leo (amigo e patrão hippie do Steve Hyde, na série That 70´s Show) e o Robin (amigo do Batman) então o resultado final seria, o meu grande Amigo Tatatão... Deixem-me que vos explique o porquê de tão surreal alcunha: esta foi herdada do seu irmão mais velho que numa Noite de Reis, andava em São Martinho com os amigos a cantar de porta em porta a famosa e mítica canção "Aqui estão os Reis à porta..." com uma pequena variação melódica, introduzida por ele, que passo a citar: " Tatatão os reis à porta...". Escusado será dizer que este legado foi herdado pelo meu querido Amigo que até hoje o tem estimado e justificado através da sua pitoresca, enigmática e pura personalidade!! Grande fundador e único embaixador conhecido do Tatantonês, faz-nos delirar com a sua prosa alucinogénica que só ele compreende mas que a nós nos faz viajar por mundos onde os elefantes são cor de rosa, as árvores caminham e os rios correm ao contrário... Comigo partilha um gosto especial por Gin Tónix e o palco do Atalaia, quando em noites de grande Tónixidade nos armamos em bailarinas pejadas de lantejoulas e luxuriante maquilhagem imaginária e nos balançeamos de um lado para o outro de forma torpe ao som das músicas que o nosso Chiquinho vai passando!!! Ele não é Bom, è Bombeiro; isso mesmo o Tatatão pertence ao enorme exército de Heróis Anónimos e que muito gosto (prazer é outra coisa) lhe dá!! Vejam bem a dedicação deste Homem ao trabalho comunitário, que no ano passado já andava desanimado, por não haverem fogos na zona de Miranda, para assim poder actuar e prestar auxílio a quem dele necessitasse!!!! Agora aqui vos deixo o maior devaneio deste Amante de música pesada: Ele adora acabar a noite (ou começar o dia, dependendo do vosso fuso horário!) com um passeio solitário no seu Ibiza, até um dos seus spots de eleição e curtir a tónixidade que o inunda e o som de riffs poderosos acompanhados de vozes demoníacas, que preenchem a "música pesada" que tanto adora!!

Um Grande abraço para o meu Enorme Amigo e o testemunho de que nunca conheci na vida Pessoa tão Singular, Pura e Boa como Tu...Respect!!!

23 janeiro 2006

Contra-Gaita II...

20 janeiro 2006

Eu Já Atendi Espanhóis...

Quando era (e sou...) um teenager inconsciente, para arranjar uns trocos para gastar sábado à noite no Atalaia e para jogar um snooker durante a semana no Boda´s, deu-me para ir vender uns farrapitos para uma das Lojas do Prof. Carlos Santos (excelente pessoa), aos sábados. Ora bem, como era tudo a 600 pts. ou a 750 esc. depressa me ambientei aos trocos e eles a mim, devo dizer...Mas do que eu gostava mesmo era dos intensos diálogos Kafkianos, Freudianos e até mesmo Pavlovianos que mantinha com as senhoras de meia idade espanholas, que ao "meu" estabelecimento mercantilista se dirigiam. Desde logo ficavam fascinadas, inebriadas até, com a opulência dos tecidos de qualidade duvidosa que compunham as nossas peças de vestuário, tanto era assim que a maioria das vezes remexiam em tudo e acabavam por nada comprar, mas pronto; como vos digo o que me interessava era a conversa, por isso vos deixo aqui o exemplo de uma de muitas:

Lola (conhecem algum nome espanhol mais típico que Lola?? Eu também não): Buenas Tardes
Xykw (Chico em Xykwnês): Vuenas tiárdes, qué dexéa??
Lola: Mira, quiero un chandal para un niño de siete años...
Xykw: Un qué???
Lola (apontando para um fato de treino): Uno de essos...
Xykw: Ahhhh...un fatito de triéno, muy bien, e él tchico es relhenito ó magriciélago??
Lola (com um ar espantadíssimo): Joder que bien hablas el español... Si es gordito...
Xykw (todo emproado): Muxas graçias, mira ieste lé ficará a matar...
Lola (un poquito jodida): Pero es muy pequeño, le quedará por las rodillas...
Xykw: Perdión, nó xabia que el ñiño ussaba una cadiéra de ruedilhas...
Lola (un poquito más jodida, apontando para os joelhos): RODILLAS....
Xykw: Ahhhhhh, los xoelhos...perdión uetra viez...
Lola (empunhando um chandal das tartarugas ninja): Venga, me llevo este, quanto es??
Xykw: 600 (desculpem mas não sei escrever em espanhol...) pts.
Lola (tentando regatear): E no pudes quitar nada??
Xykw: Claro que si, me quito los pantaluenes e me pagas solo las 300 pésietas...
Lola (chamando por Paco que estava a fumar um puro à porta da loja...): Paco, nos marchamos, no quiero nada de esta tienda...
Xykw ( com a noção de dever cumprido): Adiós e apareciende quando ós dé la esgana...Respect!!

18 janeiro 2006

Hi 5...

Hi5 - Who's in? O Encanto da GaitaDura sim! É desde há uns tempos atrás, um portal na internet que mexe com utilizadores em todo o mundo, onde através de um registo gratuito podemos criar uma rede de amigos, principalmente através dos amigos dos nossos amigos. Para quem ainda não conhece pode parecer confuso, mas ao fim de um pouco de tempo a navegar neste site, já ficamos com a ideia do seu potencial. Além disso, temos também a possibilidade de nos associarmos a diversos grupos, seja por interesses, por regiões, localidades, associações, etc. O site encontra-se no endereço www.hi5.com, e o número de utilizadores tem crescido, a uma velocidade vertiginosa, a cada dia que passa. O nosso blog também não quis ficar atrás e já foi criado o grupo do blog do planalto mirandês no Hi5. Se já tens um registo neste site, faz-te membro do nosso grupo, para que assim seja criada a comunidade d'O Encanto da GaitaDura. Para isso só tens de clicar aqui, entrares com o teu username e password e passas directamente à página do nosso grupo. Vai à opção Join e digita o código de confirmação. Terminado este processo, poderás conhecer outros leitores, e nós poderemos comunicar com todos vós de uma forma mais directa sempre que haja actividades organizadas pelo nosso blog!

17 janeiro 2006

O Revelhão em Miranda...

Continuando na senda do rescaldo das férias natalícias, hoje vou falar-vos daquela noite em que toda a gente se impregna de álcool (excepção feita a ninguém; hihihi) e faz questão de vestir os melhores trapitos que tem lá por casa, ou que compra de propósito, qual noiva?? e que depois provavelmente não volta a vestir!!! Falo-vos da Passagem de Ano...Isto que acabei de vos dizer é já do vosso conhecimento, o que vós não sabeis é que, se quiserem podem acompanhar um grupo reduzido de amigos meus que fazem questão de nesta noite, por volta das onze ou vinte e três horas, se dirigirem para o outro lado da ponte para território espanhol, com uma cervejita e uns cigarros para comemorarem a passagem de ano!!! Ficam todos contentes, depois vão para casa engalanar-se e voltam a festejar junto dos seus o Revelhão Português...Outra curiosidade que talvez não seja do vosso conhecimento, é que uns quantos saudosistas, proporcionaram este ano um revelhão à moda antiga, fazendo uma procissão bastante animada por algumas das ruas da cidade com o intuito de passear o boneco de ano velho que mais tarde foi queimado, e o boneco de ano novo...Ao que me consta este ano foi o primeiro de muitos que se avizinham festejados desta forma, por isso vos digo que para 2007 está já agendada nova procissão, assim aconselho-vos a sair de casa com os vossos entes queridos, garrafa de champanhe em riste, umas quantas passas nos bolsos e aderi a esta tradição centenária que quase se perdia, não fossem uns quantos interessados em manter esta e outras tradições vivas!!! Quanto ao resto tudo na mesma, Atalaia ao rubro com uma linda festa memoravél e o resto dos bares de Miranda às moscas, porque como o nosso Chiquinho para proporcionar festas maravilhosas não há...Excepção feita ao café Miranda que está sempre em alta nesta noite, uma vez que festejamos lá sempre duas festas: o Revelhão e a festa de anos da D. Gina, como diria eu: é a melhor entrada que se pode ter num novo ano!! Já agora, aqui deixo os meus votos de um Bom Ano para todas e... todos também bá...Respect!!!

10 janeiro 2006

O Primeiro Dia...

Obrigado D. Maria pelo grande Amigo que me deu e que Deus a tenha em descanço!!! Um Grande Abraço, meu Amigo e toda a Força do mundo para Ti e para os Teus... Esta é a minha singela homenagem cheia de Saudade a uma Grande Mulher, Esposa e Mãe... Alberto, este é o primeiro dia do resto da tua vida...Eu estarei sempre contigo para o que precisares. Coragem...

09 janeiro 2006

As 75 bandas ocultas...


Nesta foto encontram-se ocultas 75 bandas pop/rock. O Encanto da GaitaDura propõe-te que as descubras indicando nas gaitadas o nome da banda e a sua localização na imagem. Podes clicar na imagem para a aumentar e guardá-la para o teu PC. Desde já deixa-mos algumas dicas... Gorillaz (os gorilas que vês na imagem), os Rolling Stones (as pedras que estão a rolar) e ainda para não dizeres que não ajudamos, os Green Day (dia a verde no calendário que se encontra no canto inferior direito). O resto é contigo!

Mudança de votação IX...

Neste novo ano em que regressamos aos poucos de umas merecidas férias, decidimos colocar á vossa consideração, qual o acontecimento mais marcante do ano de 2005. O nascimento deste blog, o aparecimento dos pauliteiros de Miranda do Douro, o pichenicão que se realizou no parque de campismo ou ainda a primeira edição do Underground Sounds of Miranda. Podem votar na poll que se encontra na coluna do lado esquerdo, bem como visitar os novos links que se encontram na mesma coluna. Também o Wallpaper é diferente bem como a selecção musical. Em relação à votação anterior sobre o que gostarias de receber de prenda de Natal, as opiniões foram várias tendo vencido a Capa de Honras com 23 votos (34%). Muito próximo esteve a revista da Playboy com 19 votos (28%) e a Gaita de Foles com 18 (27 %). As alforjes, o carro telecomandado e a enxada foram as últimas opções...
Se houve algum acontecimento que consideres marcante no ano de 2005 e que não se encontra na nova votação, deixa-nos um comentário! Bom 2006 para todos.

06 janeiro 2006

We are back...

Camaradas e camarados; Mirandesas e Mirandeses...Neste dia de Reis estamos de volta, depois de muitas aventuras e tropelias natalícias, cá estamos para fazer o balanço das vacaciones!!! De 0 a 10...nota máxima para esta quadra. Recapitulando: A Fogueira do Galo foi magnífica, muito participada pela Juventude Mirandesa que se comportou de forma exemplar em termos de trabalho e barrelísticos. Adorei os putos que vi crescer completamente extasiados e felizes por agora fazerem parte de uma tradição tão linda e especial; adorei também ver os mais velhos participarem como se fosse a primeira vez. É lindo o espírito de camaradagem e entre-ajuda, é muito especial passar o dia de Consoada em pleno campo acompanhado de amigos e com eles partilhar o polvo frito, a chouriçica e a bela da rabanada!! Só houve uma coisa que correu mal, o nosso carro que tanto trabalho deu a carregar de lenha...partiu-se!!! Obrigando-nos a fazer o trajecto até Miranda em cima da lenha, que por sua vez, estava em cima do camião, que por sua vez, estava em cima da estrada...Cada vez mais me convenço que a ida à lenha, é uma prova de resistência e se querem um conselho de amigo, passem o dia com este pensamento na cabeça: " tem calma, que isto* já passa!!!" Este ano até mereçemos o televisionamento televisivo, num desses canais que começam por S e acabam em C e que no meio tem um I, o que muito me aprez e me fez mesmo arrepiar...Senti a unicidade, ritualidade, tradicionalidade e felicidade da MOÇIDADE...MIRANDESA!!! Parabéns a todos, este ano foi muito especial...Respect!!

*Ressaca, sono, fome, sede, cansaço, comixão nos tomates, dor de cabeça...o resto é pessoal e intransmissível!!