Entrevista a Miranda...Parte I
Boas noites caros leitores, quem vos fala é, Jósé És Má de Sai Raiva e tenho hoje a honra de entrevistar uma glamorosa, bela e pequena donzela de seu nome Miranda...
Jósé: Boa noite linda cidade, espero que esteja bem acomodada e desde já gostaria de a lisonjear uma vez que você apesar de não ser uma metrópole dos tempos modernos, está muito bem conservada, apesar de já ter quinhentos e alguns anos...Para começar gostaria de saber qual o seu estado de espírito, nesta etapa da sua vida??
Miranda: Boa noite caro Jósé, estou muito bem acomodada neste planalto lindíssimo, com respeitosos e bem vindos vizinhos espanhóis, mas de momento sinto-me um pouco seca, depois de tanto tempo sem a visita da minha amiga chuva (poupem água), quanto ao meu estado de espírito sinto-me uma cidade jovem, apesar da idade avançada, e prevejo um futuro bastante risonho e feliz para mim e para quem cá mora!!
Jósé: O que mais a irrita nos dias de hoje??
Miranda: O que mais me irrita nos dias de hoje, é a falta de um rumo para a minha maior riqueza, aquilo que me constrói e me mantém viva e diferente: a cultura que em mim e por mim foi sendo construída e que hoje vejo um pouco distante dos meus ricos filhos...Queria tanto que houvessem grupos de cantares, de pauliteiros, de ranchos folclóricos, de trovadores, de tocadores, de fazedores de poemas e vejo a minha juventude um pouco alheada das suas raízes, que sinceramente me deixa triste; mas como sei tudo aquilo que em mim se passa, sei que a culpa não é da minha juventude, mas sim, daqueles que têm a obrigação de lhes proporcionar o que merecem e desejam...
Jósé: Isso é uma crítica a quem está no poder??
Miranda: Sendo directa e verdadeira, deixe que lhe responda a essa pergunta da seguinte forma:
pouco me importa quem está no poder, o que realmente desejo, é que quem lá está e quem almeja lá chegar, que não se perca em trocas de ideias políticas muito elaboradas, umas de esquerda e outras de direita, nem em trocas de acusações pessoais ou insultos...o que eu realmente quero, é obras feitas, é prioridades tidas em linha de conta, como PRIORIDADES ( Universidade e Centro de Saúde), é que todos os meus filhos me possam habitar de forma feliz, saudável e harmoniosa, de modo a poderem receber quem me visita de uma forma cordial, civilizada e repleta de coisas boas para oferecer e desjo sinceramente que a minha juventude tenha a força e a coragem para ser diferente, tal como eu sou, de todas as cidades deste lindo país!!!
Jósé: Boa noite linda cidade, espero que esteja bem acomodada e desde já gostaria de a lisonjear uma vez que você apesar de não ser uma metrópole dos tempos modernos, está muito bem conservada, apesar de já ter quinhentos e alguns anos...Para começar gostaria de saber qual o seu estado de espírito, nesta etapa da sua vida??
Miranda: Boa noite caro Jósé, estou muito bem acomodada neste planalto lindíssimo, com respeitosos e bem vindos vizinhos espanhóis, mas de momento sinto-me um pouco seca, depois de tanto tempo sem a visita da minha amiga chuva (poupem água), quanto ao meu estado de espírito sinto-me uma cidade jovem, apesar da idade avançada, e prevejo um futuro bastante risonho e feliz para mim e para quem cá mora!!
Jósé: O que mais a irrita nos dias de hoje??
Miranda: O que mais me irrita nos dias de hoje, é a falta de um rumo para a minha maior riqueza, aquilo que me constrói e me mantém viva e diferente: a cultura que em mim e por mim foi sendo construída e que hoje vejo um pouco distante dos meus ricos filhos...Queria tanto que houvessem grupos de cantares, de pauliteiros, de ranchos folclóricos, de trovadores, de tocadores, de fazedores de poemas e vejo a minha juventude um pouco alheada das suas raízes, que sinceramente me deixa triste; mas como sei tudo aquilo que em mim se passa, sei que a culpa não é da minha juventude, mas sim, daqueles que têm a obrigação de lhes proporcionar o que merecem e desejam...
Jósé: Isso é uma crítica a quem está no poder??
Miranda: Sendo directa e verdadeira, deixe que lhe responda a essa pergunta da seguinte forma:
pouco me importa quem está no poder, o que realmente desejo, é que quem lá está e quem almeja lá chegar, que não se perca em trocas de ideias políticas muito elaboradas, umas de esquerda e outras de direita, nem em trocas de acusações pessoais ou insultos...o que eu realmente quero, é obras feitas, é prioridades tidas em linha de conta, como PRIORIDADES ( Universidade e Centro de Saúde), é que todos os meus filhos me possam habitar de forma feliz, saudável e harmoniosa, de modo a poderem receber quem me visita de uma forma cordial, civilizada e repleta de coisas boas para oferecer e desjo sinceramente que a minha juventude tenha a força e a coragem para ser diferente, tal como eu sou, de todas as cidades deste lindo país!!!



12 Gaitadas:
"Queria tanto que houvessem grupos de cantares, de pauliteiros, de ranchos folclóricos, de trovadores, de tocadores, de fazedores de poemas e vejo a minha juventude um pouco alheada das suas raízes, que sinceramente me deixa triste".
Acho que Miranda deve ir mais longe do que valorizar apenas o seu espólio cultural, deve ir mais longe do que viver à sombra da sua cultura. Este é um dos principais factores que faz com que não haja evolução nesta terra. Habituamo-nos a viver daquilo que os nossos antepassados nos deram: a Sé, o menino jesus da cartolinha,a fogueira do galo, as muralhas, o mirandês, os pauliteiros... E nós? O que é que nós vamos dar àqueles que hão-de vir? Acho que já é tempo de apostarmos mais na inovação e deixando um bocado de parte a tradição, claro é, sem nunca a esquecer e celebrando-a sempre.
Olá!! Concordo bastante com a opinião do Mendes :-) . Realmente nenhum povo se pode agarrar somente à sua cultura por mais rica e verdadeira que esta seja, pela razão de que os tempos mudam e as vontades também.È verdade que as terras de miranda tem um rico espólio cultural que foi ocasionado em parte devido ao isolamento e a um grande intercâmbio com Espanha. Mas não nos podemos esquecer que hoje em dia Miranda está aberta ao exterior e deve por isso mostrar o que de melhor tem sem ter que ser sempre por meio duma encenação da cultura. Pontos-chave: bonitas paisagens, vida tranquila, pessoas amigas (mas que gostam de embirrar) e cada vez mais hospitalidade para com as pessoas que vem de fora. E já agora plantem àrvores, é que umas sombras ficavam bem, já não estamos em tempos de sofrer tanta secura :-P
Malhadas a concelho!! ... mai nada!
Hi from Canada
your blog is very interesting
Get Firefox!
Olá Benoit LaPierre!Mas tu és mesmo do Canadá ou és Português?
So imagine baby if you could understand any portuguese :-P
mendes vai levar no cu seu burro
vai tu
Tudo a favor do que o Mendes disse, inovemo-nos então...abraço!!!
Estiveste tão mal! mas tão mal e agora até impediste as pessoas de comentarem .
cambada de otários
Este (a) gandulha tem mesmo "pinta" de inteligente...
Enviar um comentário
<< InÃcio