gaitadura@gmail.com

 

O Encanto da GaitaDura

Vem descobrir o que se esconde por baixo dos nossos saiotes...

 

Topo Xykw

19 julho 2005

Entrevista a Miranda...Parte I

Boas noites caros leitores, quem vos fala é, Jósé És Má de Sai Raiva e tenho hoje a honra de entrevistar uma glamorosa, bela e pequena donzela de seu nome Miranda...

Jósé: Boa noite linda cidade, espero que esteja bem acomodada e desde já gostaria de a lisonjear uma vez que você apesar de não ser uma metrópole dos tempos modernos, está muito bem conservada, apesar de já ter quinhentos e alguns anos...Para começar gostaria de saber qual o seu estado de espírito, nesta etapa da sua vida??
Miranda: Boa noite caro Jósé, estou muito bem acomodada neste planalto lindíssimo, com respeitosos e bem vindos vizinhos espanhóis, mas de momento sinto-me um pouco seca, depois de tanto tempo sem a visita da minha amiga chuva (poupem água), quanto ao meu estado de espírito sinto-me uma cidade jovem, apesar da idade avançada, e prevejo um futuro bastante risonho e feliz para mim e para quem cá mora!!

Jósé: O que mais a irrita nos dias de hoje??
Miranda: O que mais me irrita nos dias de hoje, é a falta de um rumo para a minha maior riqueza, aquilo que me constrói e me mantém viva e diferente: a cultura que em mim e por mim foi sendo construída e que hoje vejo um pouco distante dos meus ricos filhos...Queria tanto que houvessem grupos de cantares, de pauliteiros, de ranchos folclóricos, de trovadores, de tocadores, de fazedores de poemas e vejo a minha juventude um pouco alheada das suas raízes, que sinceramente me deixa triste; mas como sei tudo aquilo que em mim se passa, sei que a culpa não é da minha juventude, mas sim, daqueles que têm a obrigação de lhes proporcionar o que merecem e desejam...

Jósé: Isso é uma crítica a quem está no poder??
Miranda: Sendo directa e verdadeira, deixe que lhe responda a essa pergunta da seguinte forma:
pouco me importa quem está no poder, o que realmente desejo, é que quem lá está e quem almeja lá chegar, que não se perca em trocas de ideias políticas muito elaboradas, umas de esquerda e outras de direita, nem em trocas de acusações pessoais ou insultos...o que eu realmente quero, é obras feitas, é prioridades tidas em linha de conta, como PRIORIDADES ( Universidade e Centro de Saúde), é que todos os meus filhos me possam habitar de forma feliz, saudável e harmoniosa, de modo a poderem receber quem me visita de uma forma cordial, civilizada e repleta de coisas boas para oferecer e desjo sinceramente que a minha juventude tenha a força e a coragem para ser diferente, tal como eu sou, de todas as cidades deste lindo país!!!

8 Gaitadas:

Blogger mendes disse...

"Queria tanto que houvessem grupos de cantares, de pauliteiros, de ranchos folclóricos, de trovadores, de tocadores, de fazedores de poemas e vejo a minha juventude um pouco alheada das suas raízes, que sinceramente me deixa triste".

Acho que Miranda deve ir mais longe do que valorizar apenas o seu espólio cultural, deve ir mais longe do que viver à sombra da sua cultura. Este é um dos principais factores que faz com que não haja evolução nesta terra. Habituamo-nos a viver daquilo que os nossos antepassados nos deram: a Sé, o menino jesus da cartolinha,a fogueira do galo, as muralhas, o mirandês, os pauliteiros... E nós? O que é que nós vamos dar àqueles que hão-de vir? Acho que já é tempo de apostarmos mais na inovação e deixando um bocado de parte a tradição, claro é, sem nunca a esquecer e celebrando-a sempre.

22:58  
Anonymous Anónimo disse...

Olá!! Concordo bastante com a opinião do Mendes :-) . Realmente nenhum povo se pode agarrar somente à sua cultura por mais rica e verdadeira que esta seja, pela razão de que os tempos mudam e as vontades também.È verdade que as terras de miranda tem um rico espólio cultural que foi ocasionado em parte devido ao isolamento e a um grande intercâmbio com Espanha. Mas não nos podemos esquecer que hoje em dia Miranda está aberta ao exterior e deve por isso mostrar o que de melhor tem sem ter que ser sempre por meio duma encenação da cultura. Pontos-chave: bonitas paisagens, vida tranquila, pessoas amigas (mas que gostam de embirrar) e cada vez mais hospitalidade para com as pessoas que vem de fora. E já agora plantem àrvores, é que umas sombras ficavam bem, já não estamos em tempos de sofrer tanta secura :-P

13:51  
Anonymous Anónimo disse...

Olá Benoit LaPierre!Mas tu és mesmo do Canadá ou és Português?

17:45  
Anonymous Anónimo disse...

mendes vai levar no cu seu burro

21:05  
Anonymous Anónimo disse...

vai tu

22:02  
Blogger nuno disse...

Tudo a favor do que o Mendes disse, inovemo-nos então...abraço!!!

14:38  
Anonymous Anónimo disse...

Estiveste tão mal! mas tão mal e agora até impediste as pessoas de comentarem .

16:02  
Anonymous Anónimo disse...

cambada de otários

02:05  

Enviar um comentário

<< Início