gaitadura@gmail.com

 

O Encanto da GaitaDura

Vem descobrir o que se esconde por baixo dos nossos saiotes...

 

Topo Xykw

16 fevereiro 2007

VIII Sabores Mirandeses...

Como já vem sendo "tradição", Miranda do Douro vai acolher em mais um fim de semana de Carnaval, a VII edição do Festival de Sabores Mirandeses. A vertente gastronómica será dedicada à raça bovina (dia 17), à raça churra (dia 18) e ao porco (dia 19). À parte da gastronomia o programa contempla ainda... pauliteiros e danças mistas entre outras actividades (uma vez que estarão representados cerca de 30 artesãos do concelho). O programa em traços gerais é o seguinte:

Dia 17
10H00- Inauguração do VIII Festival de Sabores Mirandeses
10H30- Lançamento do Roteiro Turístico de Miranda do Douro, Guia dos Percursos da água, Guia do Turismo Activo e Rota dos Castros e Berrões de Ávila, Salamanca, Miranda do Douro, Mogadouro e Penafiel.
11h30- Actuação de um grupo de Pauliteiros de Sendim
13H00 – Almoço
14.00- Actuação do Grupo de Pauliteiros de Palaçoulo
16.30- Actuação do Grupo de Danças Mirandesas da Associação Mirandanças

Dia 18
III Raid BTT – Na rota dos Sabores
11H00- Actuação do Grupo de Pauliteiros de Miranda do Douro
16.30- Actuação do Grupo de Danças Mistas e Pauliteiros de Duas Igrejas

Dia 19
11H00- Grupo de Pauliteiricos de Miranda do Douro
16H30- Grupo de Pauliteiras de Miranda do Douro

E não esquecer que o Carnaval na noite de dia 19 também promete e muito. Sendo que o Carnaval é uma das mais "mexidas" noites mirandesas.

Resta apenas aproveitar este post para referir que a aldeia de Fonte Aldeia é a primeira povoação das Terras de Miranda a merecer o estatuto de cyber aldeia, uma vez que a cobertura de internet foi disponibilizada para todos os seus habitantes através da junta de freguesia local em parceria com a ACREFA.

11 fevereiro 2007

Palavra...


Ora muito boas tardes de Domingo, aqui muito chuvoso e cinzento, por isso nada melhor que fazer um post, para contrariar este tédio. Pois bem há uns dias que ando para postar esta minha deia, e acho que chegou o momento em que não a consigo consolidar mais, por isso cá vai... Recentemente descobri uma forma de arte que merece ser valorizada e contemplada mas que está escondida pelo seu significado. A beleza do significado que as palavras têm, ofusca de uma forma totalitarista, a beleza do desenho das mesmas. Por isso dedico-me agora a um novo tipo de colecionismo. Eu coleciono tipos de letra, dos que se usam no Word e outros programas afins. Acreditem que é muito engraçado, reparar como uma palavra seja ela qual for, escrita com tipos de letra diferentes, nos faz viajar para mundos e tempos diferentes...Deixo-vos um exemplo com o nome da nossa cidade, que para além do seu belo significado, possui também diferentes e belas formas... Respect!!

07 fevereiro 2007

Joguinho...

Enquanto pensam nas nomeações para os grandes mirandeses e para as 7 maravilhas das Terras de Miranda, aqui fica um joguinho para se entreterem...



P.S. - Como o template do blog não permite que o jogo fique no seu tamanho ideal, aqui fica um link para jogar com as medidas "oficiais".
Joga aqui em 650x450

01 fevereiro 2007

O Maior Mirandês...

Como já devem ter notado, temos andado bastante ausentes ultimamente do blog. Nada que não seja passageiro, uma vez que estas alturas de exames e afins não duram sempre! Mesmo assim, vamos lançar um desafio a todos os leitores do nosso blog e em particular a todos os mirandeses. Vamos tentar de uma forma consensual eleger o maior mirandês de todos os tempos e também as sete maravilhas (naturais ou não) das Terras de Miranda. Assim sendo, e tal como se está a processar a eleição do maior português, também nesta primeira fase podem sugerir personalidades ou obras através dos links disponíveis na coluna esquerda do blog. Os cinco com mais nomeações serão alvo de um post biográfico cada e posteriormente decorrerá a votação. Em relação ás 7 maravilhas das Terras de Miranda o processo será idêntico, sendo que depois de apurarmos as 15 mais nomeadas procederemos a um post detalhado sobre cada e de seguida será a votação.
Para que estas votações sejam o mais consensuais possíveis, peço aos nossos conterrâneos do agarremestespalos.blogspot.com e outros que se queiram juntar, que publiquem os links onde serão apurados os nomeados. O prazo para apurar todos os nomeados terminará no dia 15 de Abril, seguindo-se a apresentação das biografias dos nomeados para maior mirandês (mirandesa) e serão divulgadas fotos e detalhes das 15 finalistas para a categoria das 7 maravilhas das Terras de Miranda. Os resultados finais serão divulgados no dia 10 de Julho (dia da cidade).
Entretanto deixo-vos em destaque o site da Junta de Freguesia de Miranda do Douro e um joguinho para se entreterem. Vídeos que achemos dignos de destaque publicaremos em posts futuros. Em relação á anterior votação que contou com 100 votantes a opinião é de que deveria existir PSP em Miranda do Douro (36 votos), embora 32 votantes se sintam seguros em Miranda do Douro.