gaitadura@gmail.com

 

O Encanto da GaitaDura

Vem descobrir o que se esconde por baixo dos nossos saiotes...

 

Topo Xykw

27 julho 2005

Festival Intercéltico - previsão - 2º dia...

Cá estou desta vez para fazer uma antevisão do segundo dia do festival, aquele que pode ser considerado como o dia grande do intercéltico, mas que desde já deixo uma crítica uma vez que peca ao realizar dois concertos no mesmo horário (Les Violines e Gaiteiros de Moimenta - terá que se optar...).
O dia começa cedo com um passeio de BTT ás... 9h30m!?!? Os concertos têm início pelas 16h30m no Palco Mirai Qu'Alforjas no Largo da Igreja com a Fiesta De Ls Rigaleijos, uma vez que a harmónica ou gaita de beiços como é conhecida no planalto também merece o seu espaço. Ainda no mesmo palco temos La Bandina'l Tombo das Astúrias. Interpretam música de baile, sendo a sua influência a época de finais do século XIX e princípio do século XX. Um quarteto que anima. Mais tarde, e após o jantar que se prevê animado é a vez do Ritual Mágico-Celta também das Astúrias que quase encerra as festividades no largo da Igreja faltando apenas os Gaiteiros de Moimenta (Vinhais) que actuam á mesma hora a que se iniciam os concertos no Palco Sons da Terra no Parque das Eiras. De referir que os Gaiteiros de Moimenta têm sido ensaiados pela galega Maria Ogando e os seus trajes foram confeccionados em Sendim...
No palco Sons da Terra o grupo catalão Les Violines abre as hostilidades e promete alegria. Segundo a líder do grupo Simone Lambregts: "A tradição alimenta-se da comunicação, da evolução, da partilha. Neste sentido, é imprescindível que, para que seja viva, saia à rua, se faça ouvir, que os pares bailem, que os grupos de amigos cantem nas tabernas e nas rondas.” De seguida chegam os (esperados) cabeças de cartaz de todo o festival. Os N'Arba, também das Astúrias. Este grupo nasceu em 1997 (embora as suas origens venham de muito antes), inicialmente inspirados em composições de Alan Stivell e de Gwendal. Eram anteriormente conhecidos como Piravan, quando Luis Angel e Israel se uniram aa dueto inicial formado por Miki e a Lisardo Prieto. Só mais tarde com a inclusão de Xosé Fernandez é que se deu a mudança de nome para os actual N'Arba. É um grupo muito querido pelo público asturiano, tendo sido considerados como uma lufada de ar fresco no panorama folk, tendo como principais bandeiras a tradição e a modernidade. A não perder este verdadeiro festim aqui tão perto. Os responsáveis pelo fecho deste segundo dia são os nossos vizinhos de Castilla y León, Eliseo Parra + Tactequete. Esta "joint venture" será traduzida no grupo de Eliseo Parra (músico com formação superior e com influências jazzísticas) acompanhado do quarteto de percussionistas Tactequete. A animação prosseguirá na Taberna dos Celtas, Biba la Gaita e como se diz lá para os lados de la Pruôba... Nin mais ua fiesta sin gaitas!!!

4 Gaitadas:

Anonymous Anónimo disse...

Com tantos GAYS na zona, é mesmo necessário --frisar-- que a votação é para elas!!!!

Nin mais ua fiesta sin gaitas!!!

########Apoiado###################

19:50  
Anonymous Anónimo disse...

Nien mais ua gaita sin fiestas!!!

:)

17:19  
Anonymous Anónimo disse...

Boa!!!
Só um reparo ao fim da coluna do segundo dia: a frase "Nien mais ua fiesta sien gaitas!" apareceu em Fuonte Aldé com o Rezosa (festival de cultura tradicional) e com o grupo Galandum Galundaina a alertar para a música tradicional não sesaparecer das festas.
Parabéns ao blog pela divulgação das Terras de Miranda.

09:28  
Anonymous Anónimo disse...

Boa!!!
Só um reparo ao fim da coluna do segundo dia: a frase "Nien mais ua fiesta sien gaitas!" apareceu em Fuonte Aldé com o Rezosa (festival de cultura tradicional) e com o grupo Galandum Galundaina a alertar para a música tradicional não DESAPARECER das festas.
Parabéns ao blog pela divulgação das Terras de Miranda.

09:45  

Enviar um comentário

<< Início