gaitadura@gmail.com

 

O Encanto da GaitaDura

Vem descobrir o que se esconde por baixo dos nossos saiotes...

 

Topo Xykw

10 julho 2008

Parabéns Miranda, Mas...

É verdade e com este, cumpre-se o 463º da Nuossa mui bela Cidade, por isso parabéns a todos os mirandeses que ao longo destes séculos têm construído uma cidade única, cheia de beleza e histórias para contar. É esta a Cidade onde nasceu o Mirandês, os Pauliteiros, a Posta à Mirandesa e o Menino Jesus da Cartolinha que tanto orgulho nos dão a todos que aqui também tivemos a felicidade de nascer. Passado todo este tempo de criações fantásticas e singulares por gente que aqui passou, eu pergunto a todos os mirandeses: e agora, que quereis vós criar para que esta cidade saia do marasmo e da inércia de que ela se apoderou?? Unamo-nos enquanto é tempo porque esta Cidade assim o implora.

Respect!!

08 julho 2008

Alguns apontamentos...

Vi neste último fim de semana um desdobrável promocional do concelho de Miranda do Douro. Interessante, com algumas fotos renovadas como é o caso da foto à porta de Nossa Senhora do Amparo (torreões), e com um slogan bem conseguido - "Siga o nosso con(sc)elho". Notei em primeira instância que não foi utilizado o novo logótipo do município mas sim o brasão da cidade. Por dentro tem alguns textos alusivos à paisagem, ao artesanato, à língua, aos encantos, à cidade e às festas. Festas que diga-se de passagem houve a duplicar neste último fim de semana. A duplicar porque os bombeiros desde que houve um incêndio no dia da festa da sua padroeira (Santa Luzia) anteciparam a data da festa num mês. Por haver um incêndio um ano, não quer dizer que haja todos os anos... E festa a duplicar que acabou por deixar os Trasga a tocar para "cumprir calendário". Penso que poderia aí ter havido uma maior concertação por forma a que as duas festas (por coincidirem na data) não fossem concorrentes uma da outra. É uma altura do ano um pouco morta a nível de gente em Miranda e como tal as iniciativas que visam comemorar o dia da elevação de Miranda do Douro a cidade deveriam ser (quando a mim) repensadas. As habituais iniciativas poderiam ter um impacto muito maior no mês de Agosto, até porque se passam muitas noites na "semana" das festas que merecem sem dúvida um maior preenchimento. Deixo uma sugestão pessoal que seria, para a comemoração da elevação de Miranda do Douro a cidade, em vez de uma semana fazer um fim de semana (ou no próprio 10 de Julho) animação pelas ruas da cidade. Aproveitar e dinamizar todos os belos espaços que existem e que nunca são contemplados no que toca a actividades. O castelo, as portas da cidade, o jardim, a praça, etc, etc, podendo haver depois uma concentração final no antigo Campo da Cerca. Mas voltando ao desdobrável, este era apresentado com uma frase em mirandês onde refere que em Miranda sempre se falou e agora volta-se a escrever nessa língua. Acho que as instituições da cidade deveriam utilizar o mirandês como língua principal para que realmente houvesse difusão e se falasse mais a língua mirandesa. Mesmo num desdobrável promocional a língua utilizada deveria ser o mirandês, podendo ou não ter também os textos em português. Tal como refere o sr. Amadeu Ferreira a língua mirandesa pode e deve ser utilizada institucionalmente uma vez que é um dos direitos que tem ao ter sido consagrada oficialmente na Assembleia da Republica. Não deve ficar apenas por pequenas amostras...
Li também em mais do que um sítio, declarações acerca desta semana comemorativa que certamente mais gente leu. Deixo aqui o link da dita notícia no BCD onde apreciei particularmente a última frase que aqui transcrevo - "Terminam no domingo, dia 12 de Julho, com um Festival da Canção em Língua Mirandesa."
Vá-se lá entender...