gaitadura@gmail.com

 

O Encanto da GaitaDura

Vem descobrir o que se esconde por baixo dos nossos saiotes...

 

Topo Xykw

18 junho 2008

XXII Festival da Canção de Miranda do Douro...

Após algumas conversas por mim mantidas no decorrer do último fim de semana pela capital, chegou-me aos ouvidos que no festival da canção deste ano se pode concorrer quer em mirandês quer em português. Uma decisão um tanto ou quanto sem grande nexo quanto a mim. Tal como escrevi acerca da XX edição (ainda em mirandês) e vaticinei que o número de concorrentes iria seguir a tendência para diminuir, parece que agora se tenta inverter esse rumo. Tal como referi anteriormente seria preferível organizar um festival da canção em língua portuguesa (e obviamente mirandesa para quem preferisse) numa daquelas noites de Agosto em que não se passa absolutamente nada na nossa cidade. Se há uns anos vinha gente de todo o lado e o nível artístico do nosso festival era bastante bom, a partir do momento em que se entendeu dar exclusividade à língua mirandesa o número de participantes desceu e muito. Recordo-me de uma edição na qual havia 6 canções tendo eu participado em 3... Há dois anos 7 canções... Mas de facto a nossa "lhéngua" tem de ser preservada (e quem me dera a mim não dar erros ortográficos de forma a poder escrever sempre na "lhéngua"). Certo que o número de concorrentes tem sido baixo, mas tem havido concorrentes. O correcto seria dar maior destaque a um festival da língua mirandesa e não misturar a esta altura do campeonato as duas línguas. Penso que no decorrer das comemorações do dia da cidade se deveria manter o festival da canção mirandesa e eventualmente ocupar outra noite com um festival não exclusivamente em mirandês. Já de si a data não convida a tantos participantes como no verão.
Mas dei uma vista de olhos ao regulamento publicado no site da CMMD e devo dizer que encontrei alguns aspectos que não me parecem de todo correctos. Assim sendo, quando no ponto 9 se refere - "Letra (correcção da escrita em mirandês, riqueza de vocabulário, musicalidade poética)" - dá a sensação de se ter feito um copy/paste do regulamento do festival da canção mirandesa pois se é em português e opcionalmente em mirandês não se pode apenas ter critérios que avaliem a correcção da escrita em mirandês, nem se pode premiar unicamente as letras das canções escritas em mirandês... Nesse caso voltamos à fase em que apenas se utiliza a "lhéngua". Também o ponto 10 de dito regulamento me parece algo confuso ao apresentar classificações "de 1 a 10 pontos, correspondentes em termos crescentes, a mau, medíocre, interessante, bom e muito bom"... E já agora antes de concluir este pequeno apontamento gostaria de destacar o ponto 14 e último deste regulamento onde se refere que "A Câmara Municipal disponibiliza apoio especializado na Língua Mirandesa / Portuguesa e na Música, nomeadamente o Centro de Estudos António Maria Mourinho e a Casa da Música Mirandesa, podendo os concorrentes recorrer aos seus serviços." assim como quem diz apareçam e tragam uma ideia que nós tratamos do resto... Entendo que quem organiza/avalia não pode estar envolvido no processo criativo a ser apresentado pelo(s) participante(s).
Opiniões...

06 junho 2008

Vem descobrir o que se esconde por baixo dos nossos saiotes...

Buonas. Não é por estarmos com saudades vossas que estamos de regresso, nem por gostarmos muito de vós, nem sequer por estarmos a apreciar a vista da nossa cidade desde as antenas de Bal de Mira na noite em que o nosso digníssimo blog cumpre 3 anos de vida, contabilizando também 6 meses de morte. Voltamos, qual Fénix renascida das próprias cinzas porque continuamos ansiosamente à espera que venham descobrir o que se esconde por baixo dos nossos saiotes. Este é o desafio que vos propomos nesta segunda season d'O Encanto da GaitaDura.
Já sentimos alguma saudade em relação àquilo que foi o passado deste espaço na blogosfera mirandesa. Em jeito de apanhado podemos falar do nascimento com alguma controvérsia à mistura, mas que proporcionou atenção para se debaterem temas muito mais sérios e de comum interesse como o abaixo-assinado que promovemos em prol do pólo da UTAD, também com saudade recordamos a Praia da GaitaDura, Underground Sounds of Miranda, O Homem da Toalha. Foi neste espaço que se deram a conhecer personagens do quotidiano mirandês como o Augusto Bicho, a Buzina, o Mariano, o Maquita, o Camilo Trabas, o Luís Mercedes entre outros mais históricos como o nosso bem querido e adorado MJ da Cartolinha. Entretanto foram surgindo na blogosfera mirandesa outros espaços que felizmente colmataram a nossa ausência. A todos eles um bem haja e que continuem por muito tempo.
Apesar do epicentro do blog ser Miranda do Douro (ou seja exactamente por baixo dos nossos saiotes...), as ondas do terramoto são agora muito mais abrangentes. Assim sendo iremos procurar encontrar assuntos e temas mais variados e diversificados para nesta próxima fase vos darmos a conhecer mais daquilo que verdadeiramente gostamos, pensamos, sentimos e acreditamos. Respect!