gaitadura@gmail.com

 

O Encanto da GaitaDura

Vem descobrir o que se esconde por baixo dos nossos saiotes...

 

Topo Xykw

24 agosto 2007

Encontro de Bloggers em Fonte Aldeia...


Fonte de Aldeia em Miranda do Douro recebe amanhã o primeiro encontro de bloguers mirandeses. Esta foi primeira localidade do planalto mirandês a aderir ao WiFi (Internet sem fios) grátis para toda a população local, o encontro agora pretende promover o convívio entre pessoas, “que normalmente não se conhecem, mas que trocam impressões, comentários textos, através da Internet nos blogs sobre a terra”, explica Paulo Meirinhos da organização.
“Fonte de Aldeia avançou no tempo, com a internet gratuita para todos”, uma alusão ao facto de toda a aldeia estar coberta através de rede WiFi (sem fios), “foram colocadas antenas em divresos pontos da localidade e agora não é estranho ver em qualquer sítio, jovens, adultos e até pastores enquanto gguardam o gado, de portátil nos joelhos a fazerem as suas conusltas”, adianta.Neste encontro, as novas tecnologias de comunicação vão ser acompanhadas pela animação mais tradicional como os pauliteiros e uma peça de teatro de Gil Vicente, neste caso o “Auto da Barca do Inferno”.

08 agosto 2007

Por Miranda outra vez...

Já há algum tempo que não escrevia nada por aqui, mas o certo é que o tempo também não foi muito nestes últimos tempos. Mas por agora, já com a época dos exames ultrapassada e sem parte dos problemas informáticos do fim de Julho cá estou de novo. Nesta última semana estive em digressão com a RTUB (e sem postar...), o que me levou a percorrer algumas localidades deste nosso país, e não só... Daí a razão deste post escrito já em Miranda do Douro. A digressão foi passada maioritáriamente por terras minhotas (Afife), com passagens por Viana do Castelo, Caminha, entre outras; mas nos últimos dias desta digressão havia actuações calendarizadas para outras paragens, pelo que nesta Sexta 3 estive em Lamego. Cidade bonita que tal como nós também conta com uma Sé Catedral, mas que mantém a sua diocese apesar das divergências com Viseu... No Sábado o percurso levou-nos a uma actuação em Vilar Formoso. Nesta vila actuaram os Galandum Galundaina durante a tarde, à noite actuou a RTUB e mais à noitinha foi a vez dos Xutos & Pontapés. O dia era de festa (inauguração do novo pavilhão multi-usos) e no recinto onde actuaram os Xutos havia de facto muita gente, e ao fim de vinte e tal anos, já com as idades avançadas, sobem a um palco sempre como se fosse a primeira vez e não mais uma. O certo é que estando nós a chegar ao fim de uma semana de digressão, com várias actuações à mistura e já um bocado cansados da intensidade da semana, gostei bastante desta vila por onde já tinha passado mas nunca tinha pernoitado. Tal como no Minho se vai para Vigo e em Miranda se vai para Zamora/Salamanca também em Vilar Formoso a noite encontra continuidade em Espanha, mas com uma grande diferença... Vai-se a pé! Do centro de Vilar Formoso até ao centro da povoação vizinha (Fuentes de Ordoño acho eu que não fixei o nome) é menos que ir da cidade até ao liceu cá em Miranda. Devo confessar que não sabia que esta proximidade era tão grande. E à ida para a cama, já a altas horas, lá se passou a pé pela maior fronteira terrestre portuguesa onde inúmeros carros (a sua maioria de matrícula amarela...) chegavam para mais umas férias em Portugal. Mas este post não serve apenas para falar dos locais por onde passei (estou a referir alguns apenas), mas serve acima de tudo para uma importante reflexão que gostaria de deixar aqui. Temos o mês de Agosto pela frente, com as festas da cidade, e outras actividades que atempadamente serão divulgadas. E temos umas festas da cidade cujo cabeça de cartaz é o Mickael Carreira... Com tanto artista que anda por aí, temos uma semana de festas que se resume a esse cantor e pouco mais. Enfim, resta-nos aproveitar da melhor maneira este período de férias, ou não...

P.S. - Este é o meu primeiro post num novo brinquedo e com uma táctica muito peculiar...