gaitadura@gmail.com

 

O Encanto da GaitaDura

Vem descobrir o que se esconde por baixo dos nossos saiotes...

 

Topo Xykw

28 março 2007

A Verdadeira Perfeita, Perfeita, Perfeita...

Muito boas noites a todas e a todos, os tempos em que vivemos actualmente, com novos produtos a aparecer todos os dias, há uma empresa portuguesa que ultimamente tem lançado vários produtos novos, prá í... 227 ou 228, não estou bem recordado, novas cervejas...Falo-vos claro na Super Bock. Bom, das três últimas que lançaram agora de uma só vez, uma delas é dada como a cerveja sem álcool perfeita, perfeita, perfeita, pelo anorético mas excelente humorista Bruno Nogueira. Bem, eu venho então aqui lançar a minha idealização da cerveja sem álcool perfeita, perfeita, perfeita, perfeita. Para começar teria 27,5 cl de cerveja; a forma da garrafa seria uma mulher para os homens, e um homem para as mulheres, os gays teriam que optar!! Bebe-se pela cabeça... as garrafas seriam coloridas e não monocromáticas como as actuais, a cerveja saberia a... cerveja sem álcool, mas agora aqui vem o segredo da minha...teria 5,2% de álcool!! Fantástico... sabe a cerveja sem álcool, mijona como a cerveja sem álcool, morta como a cerveja sem álcool,MAS com 5,2% de álcool. Quando acabada de beber, deixa uma sensação de relaxe como nenhuma outra cerveja sem álcool. Perfeita...

NOTA: Por favor, beba com moderação... AH não a minha cerveja é sem álcool, por isso beba as que quiser e se for apanhado pela bófia....Fuja!! Respect...

23 março 2007

Os Dias Mundiais...

Muito boas tardes a todos, e peço desculpa por estar a interromper o vosso delicioso e merecido almoço, eu vou assim que acabar de dizer isto... Algo que me anda a intrigar sobre-maneira ultimamente são os mais diversos dias mundiais, que hoje em dia proliferam pelos quatro cantos do mundo. Vocês também já devem ter reparado que dia sim, dia sim é o dia mundial de qualquer coisa...Alguns exemplos reais: 2 de Fevereiro, dia mundial das zonas húmidas!!! Que é esta merda?? Outro exemplo: dia 18 de Dezembro é o dia mundial dos migrantes, por isso se você for emigrante ou imigrante, não tem direito aos privilégios deste grandioso dia da Humanidade. Por fim: dia 21 de Novembro é o dia mundial da televisão...e eu pergunto, para quando o dia mundial da varinha mágica ou do aspirador?? Mas o mais engraçado desta temática, é tentar perceber que organização tem o poder de decidir quais são os dias mundiais a assinalar e em que dias se devem realizar. depois ponho-me a pensar numa cambada de cotas sentados à volta de uma mesa e diz uma idosa, Acho que devíamos enaltecer todas as zonas húmidas e atribuir-lhe um Dia Mundial... Como os restantes são todos incontinentes urinários votam a favor e assim vão nascendo os mais diversos dias mundiais... Sinceramente quem é que tem o poder de atribuir dias mundiais??? Respect...

P.S: O novo álbum dos Blasted Mechanism, Sound in Light já saiu e está Lindo...Será que é este ano que alguém tem o bom senso de os levar às Festas de Miranda; bora lá fazer uma forçinha pessoal. Abraço!!

20 março 2007

Aqui fica a transcrição de um concurso lançado pelo http://agarramestespalos.blogspot.com/.

"Este mês de Março poderá ficar indubitavelmente marcado pela fraca, ou mesmo nenhuma, adesão dos mirandeses ao leilão solidário via internet a favor da Casa da Criança Mirandesa, em Sendim.
Por isso, nós, o Grupo de Pauliteiros de Miranda do Douro, decidimos criar um concurso que possa direccionar as rivalidades internas do concelho para uma causa maior, em vez de perdermos o tempo em insultos menores de localidade para localidade. O concurso terá o nome de "Quem quer ser mais Solidário?", e terá por objectivo leiloar para cada terra o maior número de produtos possíveis, de forma a demonstrar, a todo o país, que no Planalto Mirandês há gente capaz, de não só receber bem, mas como também de ser solidária como ninguém.
Mirandeses e Sendineses, esta mensagem é para vocês:
Sendineses onde pára o vosso espírito solidário??
Mirandeses e o vosso??... Ainda bem me lembro das campanhas de solidariedade que fizemos com sucesso a favor da Bósnia, de Timor e de Malavane em Moçambique.
Agora que pudemos ajudar uma instituição que tanto nos diz, por que não o fazemos?? Laxismo ou puro desinteresse?? Deixem-se de jogos de ignorância!
Qual será a vossa cara quando reclamarem junto de um governo o encerramento de uma Escola, de um Centro de Saúde, de um posto da GNR,etc... Quando nem sequer ajudam algo tão nosso, como o é a "Casa da Criança Mirandesa".

Vamos acordar! Deixem-se de desculpas! É TEMPO DE AJUDAR!!
Deixem-se de tretas, vamos a isso?!
É nas nobres causas que se vêm as nobres gentes!

Regras do concurso:

1ª - O concurso tem por objectivo arrematar o maior número de produtos possível para cada localidade do concelho, ou mesmo do Planalto Mirandês.
2ª - Quando leiloarem um produto, à frente do vosso nome coloquem a vossa localidade.
3ª - Cada produto arrematado, por localidade, vale 5 pontos.
4ª - Cada produto leiloado, por localidade, vale 2 pontos.
5ª - A localidade que obtiver mais pontos será a vencedora.
6ª - O Leilão termina, segundo os organizadores(Projecto mão-a-mão), no dia 31 de Março.

Resultados:

1- Os resultados serão anunciados no "Agarra-me estes Palos" na primeira semana de Abril.
Prémios:

1ºClassificado -Muitíssimos Parabéns!
2ºClassificado -Muitos Parabéns!
3ºClassificado -Parabéns
4º e Seguintes - Parabéns! Ajudou uma nobre causa!"

O link dos responsáveis por este leilão é http://www.mao-a-mao-leilao.blogspot.com/

16 março 2007

Leilão a favor da Casa da Criança Mirandesa...

Esta iniciativa, hoje anunciada, partiu do blog do projecto «Mão-a-Mão», que mensalmente promove um leilão de produtos artesanais a favor de uma instituição de solidariedade social, sendo que a contemplada com o leilão de Março vai ser a «Casa da Criança Mirandesa», um lar criado há 50 anos, na vila de Sendim, no concelho de Miranda do Douro. Esta instituição, dirigida por religiosas, acolhe crianças e jovens do sexo feminino, algumas em risco ou em situação de carência, que ali vivem mas frequentam as escolas no exterior.
A escolha para o leilão de Março do projecto «Mão-a- Mão» é explicada pelo facto de estar «localizada no Distrito de Bragança, uma zona um pouco isolada e que, infelizmente, é muitas vezes esquecida, não tendo tanta facilidade de obter certos recursos de que necessita».
Trata-se de peças feitas à mão, desde brinquedos, quadros bordados, adereços para o cabelo, brincos e outra bijuteria ou porta- chaves e os preços variam entre um e dezassete euros e meio.
A Casa da criança mirandesa nasce por vontade do bispo Abílio Vaz das Neves e de Valentim Guerra como doador de parte do seu património pessoal, em 1953. Só em 1957 abre portas como lar de crianças e jovens do sexo feminino. É entregue às Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado. A instituição já albergou mais de 60 meninas, mas actualmente tem pouco mais de 20, com idades entre os três e os 18 anos.
No ano em que completa meio século, a Casa da Criança Mirandesa vai reunir antigas alunas, a 26 de Maio, na celebração do aniversário, segundo contou à Lusa a responsável Ao longo do tempo, a instituição foi dando também resposta a outros problemas sociais locais e criou as valências de centro de dia e apoio domiciliário.
Actualmente gere também um lar que apoia cerca de 60 idosos, entre internos e outras valências para esta faixa etária.
A instituição é apoiada pela Segurança Social e tem também acordos com outras entidades locais e ligadas à solidariedade e questões sociais.

O link para o blog responsável por este projecto pode ser encontrado em: http://www.mao-a-mao-leilao.blogspot.com/

15 março 2007

G. D. Mirandês a caminho de mais um título...

Já são conhecidos os dois finalistas da Taça da Associação de Futebol de Bragança e um deles é o nosso GDM. O outro é o Morais que venceu o Rebordelo por 2-1 na segunda mão da meia final. A data da final ainda não está confirmada, mas o certo é que após eliminar o Carção, o GDM tem o caminho aberto para a conquista do referido troféu bastando para isso vencer o Morais. Quando se souberem mais pormenores relativos à final da taça, cá postaremos algo para informar todos os que queiram assistir ao jogo, uma vez que ainda não é conhecido nem o local nem a data... Força GDM.

12 março 2007

Basta...

Desde há alguns meses atrás, tal como foi referido aqui no nosso blog, que o padre Paulo enfrenta problemas de saúde, encontrando-se no Hospital Distrital de Bragança. Este facto tem motivado alguns desdobramentos de outros padres e inclusive do bipo D. António Moreira Montes afim de celebrarem a Missa Dominical (entre outras) em Miranda do Douro. Todos se lembram certamente da missa do Galo rezada por D. Rodrigo, um padre espanhol que substituiu nessa data o padre Paulo. O certo é que neste último Domingo (11 de Março), não apareceu nem padre substituto, nem bispo para rezar a missa o que motivou que a celebração da palavra fosse levada a cabo por uma das freiras presentes na Sé Catedral de Miranda do Douro. Este é um problema que se arrasta há já demasiado tempo e para o qual não se vislumbra grandes soluções no imediato... Seria já tempo de o sr. bispo em exercício nomear um padre para a nossa paróquia que sirva (religiosamente falando) os interesses dos mirandeses. Mesmo que o padre Paulo recupere (e todos nós desejamos que isso aconteça brevemente), certamente já não poderá arcar com todas as funções que lhe são pedidas, funções essas que não passam apenas pela celebração na Sé Catedral, mas também por todas as outras missas que têm lugar durante a semana, bem como a celebração da palavra nas aldeias que estão a seu cargo. Por isso tudo, e pelo peso (pouco demonstrado ultimamente) que tem a Sé de Miranda é tempo de fazer pressão junto de quem de direito para que este problema seja ultrapassado e venha um novo padre para a nossa cidade. O padre Paulo encontrava-se em funções na nossa paróquia (segundo diz quem se lembra) desde há cerca de 28/29 anos e conta já com cerca de 80 anos de idade. É tempo de unir esforços e reivindicar aquilo a que temos direito (segundo apregoa o cristianismo), um padre que cumpra com as obrigações dos fiéis. Haja respeito pela devoção dos mirandeses, pelos templos dos mirandeses e pela nossa paróquia de Santa Maria Maior.

05 março 2007

O Grande Duelo: Zundapp vs Famel Foguete...

Na longínqua era em que as zundapp causavam grande estrondo, com o seu berro pujante e estridente, pelos poeirentos e lamacentos caminhos que se emaranham pelo nosso planalto... Havia uma em Sendim que fazia toda a diferença a chamada Zundapp Xf 17 Super Sport, bem equipadinha, aero-dinâmica topo de gama, inovadora e imbatível no despertar de atenções visuais e auditivas, um luxo. Por Miranda vagueava na mesma altura uma FAMEL Xf 17, desprovida de motor, retirados de Portugal pela cruel Zundapp, até que numa tarde de Sol, o tio Biscaia Foguete, a acolheu no seu regaço e com um motor construído, lubrificado e bem afinado lhe devolveu a vida digna de uma mota que se preze. Meses mais tarde, junto ao Banco na passadeira, encontraram-se as duas motas de que vos falo, lado a lado, enquanto esperavam que atravessassem três espanholas balofas. Ouvindo o distinto e clássico roncar da Famel Foguete mirandesa, a espalhafatosa e convencida Zundapp sendinesa, virou-se para a nossa e desafiou-a para uma corrida até à rotunda do M (escorrega azul)... Primeiramente a Famel mirandesa recusou, mas depois de ver o riso de troça da adversária, imediatamente aceitou o desafio sabendo de ante-mão que teria que dar mais do que tinha, para vencer a outra potente mota. À contagem de 3 arrancaram as duas em direcção aos bombeiros, com a zundapp sendinesa a ganhar larga vantagem nas 2 primeiras mudanças. Espantada com o potente arranque da adversária, a nossa Famel não se atemorizou e sabia que o melhor que tinha em si, ainda estava para sair. Chegada ao fim da curva da ponte a Zundapp tinha a Famel coladinha à sua roda traseira, nesse momento a Zundapp meteu a terceira e deixou a nossa um pouco para trás, apenas até ao final da curva fodida a seguir à ponte, devido à trajectória inteligente que a Famel havia traçado na curva. Chegaram lado a lado ao Mini Preço e até ao Café do Rebenta, a gás colado, no entanto a Brava Famel mirandesa ainda tinha um último trunfo na manga, aproveitou todas as gotas de mistura que tinha, e deu uma enorme enrabadela, à prepotente e vaidosa Zundapp com o Encanto de uma Gaita Dura!! Respect...