gaitadura@gmail.com

 

O Encanto da GaitaDura

Vem descobrir o que se esconde por baixo dos nossos saiotes...

 

Topo Xykw

27 novembro 2006

Prémio José Afonso 2006...

O portal Crónicas da Terra, faz da folk music e da world music a sua temática e tem por objectivo a sua preservação e divulgação. Neste portal podem-se acompanhar vários grupos dentro destes géneros musicais, bem como consultar uma agenda detalhada de espectáculos que esses mesmos grupos fazem por todo o país e não só. Acontece que a Câmara Municipal da Amadora atribui um prémio desde 1988 - prémio José Afonso - que tem como objectivo (além da óbvia homenagem ao artista que dá o nome ao prémio) estimular a criação musical de origem portuguesa. Este ano, o júri encarregue de entregar o prémio (António Moreira da Câmara Municipal da Amadora, Olga Prats, Carlos Pinto Coelho, Manuel Freire e o maestro António Vitorino de Almeida), decidiu não atribuir a dita distinção "por não ter encontrado mérito consonante com o prestígio do prémio" em nenhum dos trabalhos que lhes foram enviados pelas editoras desses mesmos grupos. O que se passa é que também existe muita música de cariz independente no que toca a edições, e como tal, o Crónicas da Terra decidiu nomear 8 álbuns nacionais que segundo este portal cumprem os requisitos para se candidatarem a tal prémio. Nestes 8 álbuns está incluído o trabalho dos Galandum Galundaina - "Modas i Anzonas" e como a votação é feita por comentários no site do Crónicas da Terra, aqui vos deixo o link para que possam também votar em quem mais gostarem... Eu já votei nos Galandum!

http://www.cronicasdaterra.com/cronicas/

23 novembro 2006

O Problema da Insegurança...

Ora bem, como é hábito no nosso miserável blog, gostamos de nos e de vos manter informados. Assim o problema que assola Miranda do Douro nos dias que correm é a falta de segurança que alguns mirandeses começam a sentir devido a alguns casos de violência e roubo que ocorreram ao longo do último ano. Há quem culpe a GNR de não fazer o devido trabalho; outros dizem que o número de agentes deveria ser maior e há até quem defenda a plantação de um posto da PSP na nossa cidade. Ora, para esclarecer estas questões, nada melhor que oscultar o palpitar das opiniões daqueles que percebem realmente esta problemática, os GNR. Assim decidi entrevistar o agente Abelharuco para nos elucidar sobre este tema.

Xykw (após bater a continência): Boas tardes Sr. Agente Abelharuco...
Sr. Agente: Boas tardes Sr. Cidadão, é favor apresentar o BI, boletim de vacinas e uma foto da Pamela Andersson nua e só depois, poderemos conversar.
Xykw: Mas...
Sr. Agente: Mas quê??
Xykw: Ó Sr. Agente, mas eu deixei o boletim de vacinas em casa.
Sr. Agente (depois de analisar devidamente a documentação): Ok, está tudo em ordem e no sítio, diga lá então o que deseja.
Xykw: Sr. Agente Abelharuco, então o que é que se passa, para agora toda a gente se queixar da falta de segurança??
Sr. Agente: O que se passa é muito simples, o governo não tem dinheiro para nos equipar devidamente e os Cidadãos deixaram de ter qualquer tipo de respeito para connosco.
Xywkw: Isso é grave, então que tipo de equipamento lhes falta?
Sr. Agente: Ui falta tanta coisa, olhe por exemplo, antigamente um GNR tinha uma arma que metia um respeito do caraças...
Xykw: E que arma era essa?
Sr. Agente: Era uma bigodaça imponente e farfalhuda, assim que os meliantes a viam ficavam logo em sentido, metia muito respeito sabe. Agora os agentes que saem da Academia andam todos com a barbita feita ou então usam umas patilhitas e umas peritas desenhadas a régua e esquadro, parecem uns maricas. Antigamente é que era, bigodaças balentes, onde se chegava a guardar uma malga de sopa, depois quando dava a fome era só passar a língua no bigode. Tinha até um colega que quando a mulher lhe fazia caldo verde, trazia a rodela de chouriço no bolso para degustar com a sopita...
Xykw: Está bonito está; e para além disso que tipo de equipamento lhes faz falta??
Sr. Agente: Olhe, eram umas pistolas, é que o último Comandante que aqui esteve vendeu-as para comprar balas...
Xykw: Então e agora como é que fazem??
Sr. Agente: Olhe, segundo as novas directrizes europeias e para que ninguèm morra, atiramos com elas contra os bandidos...
Xykw: Então mais valia atirar-lhes com pedras, sempre eram capazes de fazer mais moça...
Sr. Agente: Estamos proibidos, só os bandidos é que podem utilizar esse tipo de armamento.
Xykw: Desculpe a indiscrição, mas gostaria de saber o que é isso que traz aí no coldre. É que a mim parece-me uma pistola.
Sr. Agente: E é... de fulminantes. E olhe que quando disparamos com elas, os bandidos param logo, o pior é quando são surdos, como um cigano que roubou uns atoalhados aqui à tempos; gastei os fulminantes todos que tinha para aquele mês e mesmo assim ele fugiu para a Espanha. Olhe que nunca vi ninguèm correr tão rápido, mesmo sem uma perna!
Xykw: Deve ser dura a vida de GNR, posso saber como ocupa os seus tempos livres para aliviar o stress??
Sr. Agente: Nos tempos livres que tenho, normalmente venho trabalhar, é que aqui hà uns tempos prendemos trinta stripers brasileiras e dão-nos muito que fazer, olhe ainda na semana passada fizeram uma greve de fome, porque não tinham um varão em cada cela, lá tivemos nós que fazer os varões para as meninas; esta semana meia dúzia delas sairam para ir às compras e dar um passeio, quando íam fechar a porta da cela partiram a chave e lá tivemos que mudar a fechadura, não fosse alguma fugir !!

Desculpem, mas o resto da entrevista não pôde ser feita uma vez que o Agente Abelharuco, como agente responsável que é, teve que ir multar um canídeo que efectuava a sua mijinha no Jeep da GNR...

Halla...

20 novembro 2006

Zundapp...

Ora boas! Devido a inúmeros factores o nosso blog tem andado um pouco parado, mas vamos lá ver se conseguimos postar mais regularmente a partir de agora. Também devido a factos recentes na nossa cidade, colocamos uma votação relacionada com uma questão importantíssima como é a segurança de todos nós mirandeses. Pela votação anterior registamos que o melhor momento do verão passado foi A Praia da GaitaDura (39 votos, 29%) para satisfação de todos os envolvidos a quem endereço mais uma vez os meus parabéns e agradecimentos, seguido do Festival Intercéltico de Sendim (37 votos). Mas o tema deste post é precisamente o "novo" espaço na internet do planalto mirandês, um site chamado Zundapp. É um site muito bem conseguido e que tem trazido os acontecimentos do país e do mundo para uma versão muito própria da vila de Sendim.Toda a publicidade do site é remetida para personagens sendinesas. Para quem conhece os protagonistas destas "estórias" sugiro uma passagem pelo site que devem achar interessante. Um dos senão é o facto de tratarem a nossa cidade por "cidade maldita" e os mirandeses por "malditenses". O site é actualizado ás sextas-feiras e está na rede desde o dia do Naso. Uma das publicidades que encontrei neste site foi a publicidade ao grande dérbi do planalto mirandês: Grupo Desportivo Mirandês vs Grupo Desportivo de Sendim e apelava para o apoio "ao nosso clube". Apesar da falange de apoio "daquela povoação que fica a caminho de Mogadouro" que veio ao Municipal de Santa Luzia para apoiar a sua equipa, o certo é que o Grupo Desportivo Mirandês (segundo as crónicas muito injustiçado pelo árbitro) venceu o dérbi (com tranquilidade) com um golo de Toni. Fica também aqui o apoio d'O Encanto da GaitaDura ao GDM, como é vísivel no cabeçalho do blog.

O endereço do Zundapp: http://www.zundapp.pt.vc/

14 novembro 2006

O Dr. Casica...

Boas tardes é a frase do dia, parece Verão! Ora bem no novo Centro de Saúde de Miranda, temos um novo médico muito especial, viciado em xaropes, alérgico a pessoas doentes e a ele próprio e adora atirar-se às filhas de pessoas que estão na morgue... Meninas e meninos apresento-vos o Dr. Casica!! Como não podia deixar de ser, não estou aqui propriamente para falar dele, mas sim de um caso clinico que ocorreu esta semana no Centro De Saúde de Miranda, ora bem uma jovem de vinte e poucos anos apareceu com alucinações próprias do consumo de LSD, hipersensibilidade própria do consumo de Cocaína, riso compulsivo próprio do consumo de Marijuana e uma vontade imensa de fazer sexo, própria do consumo excessivo de alcoól, até aqui tudo bem, não fosse o caso de se tratar de uma freira!! O Dr. Casica que se encontrava a meio de um encontro amoroso com uma doente terminal na morgue, foi avisado telefonicamente do caso e imediatamente se pôs em marcha deixando a sua amante fechada numa das arcas onde se guardam os defuntos!! Esclarecido pela enfermeira chefe dos pormenores deste caso extremamente aluciante, o Dr. Casica tomou a decisão de entrar em contacto directo com a doente, coisa que não fazia há mais de 20 anos. Quando chegou ao quarto da Samara e a viu presa à cama para a impedir de se auto mutilar, com a boca cheia de espuma, os olhos pareciam querer saltar das suas órbitas, a roupa toda vomitada e com um sorriso histérico infinito, o Dr. Casica imediatamente se apaixonou por aquele ser que facilmente diagnosticou, com o "Síndrome da Freira Espanhola Que se Chamava Lola e Virou Prostituta, Coitada" e a cura era simples, um Homem completamente louco que consiga aturar uma tipa ainda mais louca do que ele. Casamento Perfeito, Final Feliz, que mais querem??

Halla Bá...

06 novembro 2006

Eh pá...

Ora, muito Boas Tardes a Todas e a quase todos!!! Pois é... isto está diferente desde a última vez que aqui estive...está mais arejado. Mas consigo ver que ainda estamos no Hi5, o que dá uma certa credibilidade à coisa; o relógio continua certo; o Wallpaper é o mesmo há meses e a votação ainda é referente ao Verão, estando nós em pleno Outono (Novembro); os "Peidos" já nem os posso ver e ainda não percebi a cena do número secreto; já não posto desde o dia 18 de Outubro e hoje também não queria fazê-lo!! Lol.. Fui à caça, num Domingo interminável e cansativo, comi umas castanhas, já nem uvas, nem maças havia... Andei, andei, andei, andei e andei e andei e andei, foda-se quanto andei!!! Durante este breve passeio com uma arma que às 07:00 pesa 2 ou 3Kg mas que a partir das 08:15 a caminhar para as 08:20 engorda sete inexplicáveis Kilos, houve umas malucas de umas perdizes que gozavam comigo e com o meu pai que até dava dó, elas voavam à nossa frente, apareciam de lado nenhum, mas sempre longe, elas até cantavam, infelizmente tudo isso ficava fora do raio de propagação dos nossos chumbos, bom documentário da vida animal, mas mau dia de caça. Pobre de uma lebre que se atravessou no caminho de uns chumbos que airosamente sairam do cano da minha espingarda e pronto, faleceu. E andei, andei... De resto, achei brilhante a invenção do Paulo Meirinhos "Adufe Pneumático" e há por aí um site muito bem conseguido e que tem dado muito que falar... A ver em próximas edições!!! Halla bá, já me vou outra vez, mas já venho.

02 novembro 2006

Por entre castanheiros centenários...

A Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino realiza nos próximos dia 11 e 12 de Novembro um passeio de Paradela até ao São João das Arribas, passando por locais povoados de castanheiros centenários e incluindo também um arraial tradicional. O programa pode ser consultado aqui, e a inscrição vai de 30 euros para sócios até 45 euros para não sócios.

"O Outono está à porta!! As cores douradas e avermelhadas tingem a paisagem transmontana. É tempo de castanhas a espreitar pelo meio de um amontoado de espinhos, que cobrem o solo juntamente com as folhas velhas e amareladas.
Desta vez, convidamo-lo a vir connosco passear entre castanheiros centenários, apanhar castanhas e participar num magusto e arraial tradicional ao som da gaita mirandesa. Sempre na companhia dos nossos amigos burricos.
Aproveite ainda para conhecer uma das mais importantes áreas protegidas nacionais, e maravilhar-se com as magníficas paisagens do vale escarpado do Douro Internacional. Propomos-lhe um passeio com burros de Miranda ao longo das arribas do Douro."