gaitadura@gmail.com

 

O Encanto da GaitaDura

Vem descobrir o que se esconde por baixo dos nossos saiotes...

 

Topo Xykw

30 maio 2007

Encontro de Gaiteiros...

No próximo dia 2 de Junho,no âmbito do projecto de padronização da gaita de fole mirandesa, irá haver um encontro de gaiteiros em Fonte de Aldeia. Desta vez serão os gaiteiros novos e velhos os que terão a palavra. Principalmente os velhos que têm a sonoridade das antigas gaitas mirandesas na cabeça, e é muito importante que eles se pronunciem sobre uma sonoridade que se pretende que seja aprovada com base num trabalho de investigação muito aprofundado. Têm sido analisadas dezenas de gaitas de fole, e curiosamente foi encontrado um mesmo padrão de afinação em algumas delas, destruindo um mito que sempre existiu e que dizia que cada gaita era diferente da outra.
É isto que vai ser discutido ao longo de todo o dia de sábado em Fonte de Aldeia com os principais actores que são os Senhores Gaiteiros.
À noite haverá um arraial tradicional à imagem dos antigos arraiais enquadrado numa das mais autênticas romarias da Terra de Miranda que é a Festa da Santíssima Trindade.

PS: A foto em anexo é de Paulo Meirinhos que retratou Tiu Manuel Paulo, gaiteiro e construtor de gaitas de Vale de Mira com fundo de outra tirada ao mesmo há cerca de 50 anos por Alvão.

1 Gaitadas:

Anonymous Anónimo disse...

Gostei de terem posto este comentario acerca dos gaiteiros, continuem como guardiões das nossas tradições!

16:45  

Enviar um comentário

<< Início