
Caros amigos, estamos em vésperas de mais uma quadra natalícia e as festividades este ano prometem ser fortes (para não variar, porque afinal a tradição mantém-se). É com grande sentido de solidariedade que iremos notar a ausência do Padre Paulo na missa do Galo (e outras...), mas ao contrário do que certos indíviduos disseram recentemente, iremos ter um padre a rezar a missa na SÉ CATEDRAL e não uma freira (com todo o respeito) a rezar a dita missa. Pelo que julgo saber será um padre espanhol de sua graça Dom Rofino. Assim sendo, e falando de festas, tudo começa hoje, Sábado com o primeiro aniversário do blog
agarramestespalos.blogspot.com/. A festa promete... Aliás como eles próprios dizem: "La fiesta que bai a fazer cun que l riu zapareça, cun que las arribas se sbarrúlhen uas acontra las outras(...)". A ver vamos, ao Atalaia Bar que se encontra, nesta quadra, numa fase de despedidas e como a quadra é propícia, o fino é a 0,50 €... Vai haver caixas, bombos, gaitas e muito mais segundo a rapaziada do
agarramestespalos.blogspot.com/. Com o decorrer da festa já serão horas de ir á lenha que isto este ano trabalha-se ao Domingo! Á noite são horas de nos aquecermos na fogueira e lá estaremos na SÉ CATEDRAL para cumprir o ritual de beijar o menino... Depois de beijar o Menino, já podemos dedicar-nos a outros beijos...
Aqui vos deixo um vídeo de Natal d'O Encanto da GaitaDura, e desde já votos de um excelente Natal para todos. Apesar de serem férias lá iremos postar uma ou outra coisa aqui no blog e anteciparemos aqui a passagem de ano que deverá ter surpresas interessantes...
1 Gaitadas:
Queres Música Música então toma lá:
BANDA FILARMÓNICA DE COUTO DE DORNELAS
VILA GRANDE
RUA DO PELOURINHO, Nº 5
5460-417 DORNELAS BTC
Telm: 276439467 - 963929783 Xavy
HISTORIAL
A Banda Filarmónica do Couto de Dornelas encontra-se sedeada em Trás-os-Montes numa freguesia que é composta por sete aldeias (Vila grande, Vila Pequena, Antigo, Espertina, Gestosa, Lousas e Casal) denominada Couto de Dornelas, pertencente ao concelho de Boticas.
No concelho de Boticas é a única Banda Filarmónica existente. Foi fundada em 26 de Junho 1924, com estatutos aprovados pelo alvará do Governo Civil de Vila Real em 06 de Dezembro de 1973. Tendo vários interregnos houve sempre alguém que com muito esforço a fez renascer como foi o caso de Porfírio de Magalhães já falecido, entre outros.
Até agora tem sido o único pólo de disseminação cultural com relevância na periferia da freguesia num raio de 25 Km. Possui actualmente três turmas, sendo duas delas de aprendizes e uma terceira a que compõe a Banda Filarmónica.
Torna-se curioso referir que é uma banda que não tem tido quaisquer apoios financeiros por parte da Câmara Municipal e a Junta de freguesia local juntamente com outras instituições é que a tem sustentado e que lutam para que a Banda jamais acabe.
De momento tem excelentes relações com variadíssimas instituições como é o caso do IPJ, INATEL, Min. Cultura, Governo Civil, etc…
A Banda Musical do Couto de Dornelas é uma Banda que interpreta as mais variadas obras, sendo por isso bastante requisitada para as mais diversas festas e romarias, nomeadamente as populares.
O Maestro Ferrador foi o primeiro a assumir a regência desta Banda em 1924, proveniente de Cabeceiras de Basto. Seguidamente em 1927, o maestro Óscar tomou conta do cargo e não possuímos também quaisquer dados. Entretanto surgiu o Maestro Ferreira do Porto.
Depois, o Maestro José Pereira, nascido e residente no lugar de Antigo de Dornelas desta freguesia, tomou conta durante algum tempo e acabou por falecer com um presumível ataque cardíaco, enquanto tratava da água de rega numa poça em pinheiro próximo do lugar da Espertina, que esperamos não tenham sido os efeitos da responsabilidade da música.
Depois o Maestro Eduardo Fernandes, que nasceu em Vila Grande, aos 40 anos aproximadamente pegou nos destinos da Banda. De seguida o Sr. Porfírio de Magalhães nascido lugar de Antigo e residente que foi no lugar de Vila Pequena. Depois Domingos Magalhães durante algum tempo.
E entretanto Mário Ribeiro de Felgueiras e residente em Aveiro, durante dois amargos anos de músicos principiantes tomou conta de forma trabalhosa e afincada, não conseguindo contudo fazer o que tinha em mente.
Durante 3 penosos anos conseguimos resistir às provas psíquicas do Maestro Amilcar Cunha, o que nos tornou terrivelmente mais fortes...
Actualmente é o Maestro João Carlos da Silva Castro, residente nas Taipas – Guimarães que se ocupa da regência, com muito brio e dedicação, sendo já considerado um dos melhores regentes de bandas filarmónicas de toda a região Norte do País.
O número de elementos foi desde sempre variável contudo começaram por ser alguns 19 podendo variar entre os 16 e os 20, entretanto sob regência do Maestro José Pereira do Antigo este número alargou-se ao 42, de momento possui 40 com muita qualidade, visto que a formação musical foi mais cuidada e os elementos devidamente seleccionados.
Good bye Topo
Xavy directamente do centro geográfico do planeta terra
Enviar um comentário
<< InÃcio