gaitadura@gmail.com

 

O Encanto da GaitaDura

Vem descobrir o que se esconde por baixo dos nossos saiotes...

 

Topo Xykw

04 dezembro 2006

Não Concordam??

Ora muito boas tardes caros ouvintes, nestes dias de intempérie que nos fustigam, eu o meu companheiro de bloguices resolvemos unir esforços pela primeira vez na construção e publicação de um post. O propósito deste post tem a ver com uma notícia publicada no jornal Expresso do dia 25 de Novembro do presente ano, que deve fazer pensar todos os mirandeses: criou-se uma Confraria em Mogadouro, com o fim de promover, enaltecer e difundir a qualidade da Posta à Mirandesa, eu pergunto, Porquê em Mogadouro?? Até porque a posta não se chama "Posta à Mogadourense" mas sim "Posta à Mirandesa". Se toda a gente sabe o nome de tão saboroso prato, não vale a pena estar a discutir de onde é proveniente a "Posta à Mirandesa", mas sim tentar perceber o porquê de uma confraria com tais propósitos ter sido constituída em Mogadouro e por pessoas que não são de lá, o que também deixa indignada certa faixa da sociedade Mogadourense, mas isso são outras histórias. Na nossa perspectiva, julgamos que esta é uma iniciativa a enaltecer, no entanto o que nos choca é o facto de ninguém de Miranda do Douro ter tomado a iniciativa de fundar uma "Associação" com o mesmo objectivo. Parece-nos também evidente que aqueles que poderiam beneficiar com acções parecidas com esta não estão minimamente interessados em investir no ex-libris gastronómico das nossas terras, preocupando-se isso sim com os míseros euros que os poucos espanhóis que ainda vão (não visitam) à nossa cidade. Achamos que está na hora dos profissionais do comércio e hotelaria, começarem a abrir "a pestana" e investir na promoção dos produtos naturais do nosso concelho e com isso atrair cada vez mais visitantes, turistas gastronómicos, turistas caçadores, turistas musicais, turistas em busca do que é natural, verdadeiro, singelo e bom, Muito Bom. E esse é que é o caminho para conseguirmos dar um maior dinamismo á nossa cidade e fazer com que dessa dinâmica venham proveitos a todos os níveis.

Halla...

Assinado, verificado e aprovado por: Nós!!!

21 Gaitadas:

Anonymous Anónimo disse...

Enfim... As vilicas querem meter o gedelho em tudo pra ver se falam nelas! só cá faltava mais esta! Que juntem essas duas vilicas a de sendim(MEIO RURAL) e a de mogadouro(CIGANADA),nao queremos cá nada dessa escomalha.

04:54  
Anonymous Anónimo disse...

À parte certos comentários....é de louvar a atitude de certas pessoas que pegam no que nós temos de melhor, e o levantam ao mais alto...
-Se o pessoal de Mogadouro (ou não, não interessa), não se tivesse lembrado de criar essa confraria, quando é que nós tomava-mos essa iniciativa?
Miranda está neste momento com uma grave crise de iniciativas, e a contestação aínda que legititima, é um reflexo desta nossa impotência para criar algo...
Miranda precisa de uma associação que promova activa/visivelmente a nossa Terra, até lá continuaremos a ser "arrastados" pelas ideias de conselhos vizinhos (nem tudo são copadas)...
Um abraço, às pessoas que gostam da nossa Terra...

09:02  
Anonymous Anónimo disse...

é bem verdade...estamos a deixar a nossa identidade ser levada por outros.

14:19  
Anonymous Anónimo disse...

O primeiro "anónimo" não deve ter nadinha na cabeça, deve ser dos que criticam quando alguém faz algo e quando não faz.
Tenho a certeza (pela conversa) que mesmo ele nunca fez nada por esta terra a não ser "botar" umas postas de pescada onde encontra quem o ouça.
Faz algo e não critiques os que façam venham de onde virerem!

15:14  
Blogger Pauliteiros de Miranda do Douro disse...

Quanto à criação de uma associação deixo-vos aqui a novidade que um grupo de jovens amigos se tem juntado nos últimos tempos com o intuito de criar uma associação capaz de defender os interesses de miranda...
Mas escasseiam apoios.. Mas mesmo assim, dentro em breve esta associação estará criada e pronta dar muito que falar!!.. Porque alguns jovens da das Terras de Miranda que já "agarraram estes palos" e todos os nossos amigos,têm muito mais em mente que apenas bailar...

Quanto à questão da confraria...só tenho a dizer que é mais uma demonstração da inércia da "elite" rasca mirandesa..

Tenho dito.. Abraço..

e de vez em quando vão visitando o Agarramestespalos.blogspot.com

18:50  
Anonymous Anónimo disse...

Companheiros:
Muito me satisfaz em ver que as noticias nao foram deixadas por maos alheias... Contudo serve a presente gaitada para fazer uma critica a tao ilustres bloguistas e demais leitores presentes na nossa cidade ou por perto... Teve de ser um filho da terra ausente da mesma por motivos de forca maior a saber da noticia e a fazer a sua indignada comunicacao. Do mal o menos... alguem se apercebeu da dita confraria. Ja que estao na moda sempre se podia tentar uma OPA a confraria de Mogadouro e passa-la para Miranda.

18:50  
Anonymous Anónimo disse...

Em primeiro lugar gostaria de esclarecer uma coisa muito simples: O nome "miranda" não diz respeito só e apenas à cidade, o nome miranda ja existia muito antes da propria cidade e tem a ver com toda a zonda do planalto.

Quando a cidade foi construida, mandada construir pelo rei de Portugal para defender aquela zona da entrade de Espanhois, decidiu-se dar-lhe o nome de Cidade de Miranda do Douro. Seria apartir dali o principal centro do planalto, foi edificada a Sé e o castelo e foi para lá um bispo (bispo da diocese miranda-braganca).

Isto só para, muito brevemente, esclarecer alguns Mirandeses que não saibam de onde vem o nome da cidade.

Depois em relaçao ao assunto, muito simplesmente se pode concluir que a posta não é de miranda (cidade), mas sim de toda a zona de miranda e que tambem, como muitas outras coisas, adoptou o nome da região para se identificar.

Posta à mirandesa, gado mirandes, pauliteiros de miranda, entre outros foram nomes adoptados. Nada disto existiu em miranda (cidade) antes de existir nas terras vizinas do planalto.

A Confraria da posta foi cirada numa zona que se identifica com miranda, foi criada por um Sendines e portanto tem todo o direito de o fazer.

Este post so prova mais uma vez que a Cidade de miranda a nao ser pela camara, nao tem iniciativas e para alem de ficar ofendida com o q os outros fazem, ainda se julga dona e senhora de tudo o que diz respeito ao nome "miranda".

Vendo bem as coisas: 1º apropriam-se do nome e depois dizem que os outros é q o estao a fazer.

Criem uma associação para o desenvolvimento do desenvolvimento de iniciativas.

22:21  
Anonymous Anónimo disse...

ao comentario de cima:
-Se fores ao castelo de Algoso qualquer pessoa pode ler que, aquele forte esta situado em terras de Miranda e não no planalto Mirandês(esta escrito num flyer entrege pela encarregada do local, em 2005.
-Um pouquinho de bom senso não faz mal a ninguém (atenção, não discuto a iniciativa de muitas outras terras, é perfeitamente legitima, e de louvar mas não é dessa forma que se "pega nas coisas, dá para notar inclusivé alguma raiva às pessoas Miranda. Minto?) ...
-Se é de historia que se trata posso dizer-te que a cidade ou o local em si ja existe à muitos séculos e não foi mandada construir por ninguém, o castelo sim, esse foi mandado construir por algém, que viu a vital importância estratrégica de Miranda (uma povoação, volto a insistir ja existia à muito)
-Miranda a não ser pela gestão ridicula da câmara municipal, estaria muito melhor do que está, posso por isso concluir que a "câmara" não influi grande coisa, no desenvolvimento "saudavel" de Miranda.
-Quanto ao assunto de que nada existiu em miranda, antes de existirnas terras vizinhas concordo. Se calhar a culpa é das pessoas que criaram ou deram o nome às coisas que deviam ter dado o seu nome porprio ao que inventaram. talvez assim fossem mais reconhecidas (ex:lombo à moda so antónio lolol)
De entre muitas ottras coisas que poderiam debatercom mais argumentos, porque de certeza que eles existem, porque por alguma coisa miranda ainda existe não é pelos espanhois nem pela universidade, miranda continuaria a existir(bém ou mal)...
Cumprimentos...

09:31  
Anonymous Anónimo disse...

Por norma, os de miranda (comerciantes) preocupam-se somente com o estado do passeio que está à frente da loja de cada um. Isto diz muito da forma como se encara a realidade do tão falado turismo. Não venham dizer que devia ser a Câmara a fazer! Toda a Sociedade civil devia oferecer os seus préstimos no que melhor sabe fazer.
Ainda bem que começam a parecer Associações em Miranda.
Há muito muito a fazer.

11:17  
Anonymous Anónimo disse...

Viva MIranda do Douro|

17:39  
Anonymous Anónimo disse...

Viva Miranda do Douro!

17:40  
Anonymous Anónimo disse...

gentre de miranda, pensai 2 minutos.
>reparem q vcs dao os nome, os outros tiram os provetos
1. a lingua mirandesa, em miranda nem se ouve, se nao fossem as ourtras terras a falarem mirandes ninguem sabia a nossa lingua
2. a posta a mirandesa, come-s em todo o lado boa posta,mas onde e conhecida e em mogadouro e sendim
3. os burros de raça mirandesa, pessoaS miranda nem destiguir um burro de raça mirandesa nem estrageira..

volto logo

22:36  
Blogger Topo disse...

Um bom princípio seria dar apoio ás poucas iniciativas que ainda se vão fazendo isoladamente...

01:35  
Anonymous Anónimo disse...

À parte certos comentarios(outravês) estupidos e contraproducentes... acho que o Topo tem toda a razão, acho que é mesmo por aí o caminho...

11:39  
Anonymous Anónimo disse...

completamente!

02:44  
Anonymous Anónimo disse...

BOA TARDE MEUS AMIGOS.....
AGORA NÃO TENHO TIDO MUITO TEMPO PARA VISITAR OS MEUS QUERIDOS AMIGOS... XICO E MORRO... MAS CÁ ESTOU EU A OPINAR A MINHA OPINIÃO LOGICAMENTE.

TANTA COISA QUE VAI DAQUI PARA FORA E PORQUÊ PERGUNTAM VOCÊS?

É QUE O NOSSO PODER AUTÁRTICO SÓ SE PREOCUPA SIMPLESMENTE EM ADMITIR FUNCIONARIOS BAGABUNDOS PARA A CAMARA, E A APROVAR ADEGAS E CURRAIS DE PAPANÇA NOCTURNA, NÃO ESQUEÇENDO AINDA O CLUB PRIVADO QUE XICO, CARLOS E LDA, CRIARAM DE PAINTBALL SÓ PARA FUNCIONÁRIOS DA CAMARA, HAHAAHAHAHAHAH .... MAS ENFIM COMO É QUE MIRANDA PODE IR PARA A FRENTE DÁ-ME PENA DO RODRIGO!!! MAS ENFIM FOI ELE QUE ESCOLHEU E ESCREVAM O QUE VOS DIGO MIRANDA MAIS ANO MENOS ANO DESAPARECE E NÃO ME ADMIRA... É SÓ VER A ABERRAÇÃO QUE ESTÃO A FAZER NAS PRESAS... AQUILO SÃO ARQUITECTOS OU ENGENHEIROS SÃO SIM UMA CAMBADA DE INCOMPETENTES QUE ESTÃO A MAMAR O SUOR DOS MIRANDESES E NÃO SÓ.....JÁ AGORA UMA ACHEGA EM RELAÇÃO AS PONTES DO RIO FRESNO EM VEZ DO GRADEAMENTO DA PONTE SER VERMELHO, NÃO SE ESQUEÇAM DE POR JÁ AGORA COMO ADORNO Á AGUIA DO BENFICA E O BIGODE DO LUIS FILIPE VIEIRA......... AQUILO VAI SER UM BAR Ó UMAS CASAS DE BANHO PUBLICAS HHIIHIHIIH É QUE PELO TAMNAHO QUE AQUILO TEM MAIS PARECEM UMS WC PUBLICAS.... JÁ QUE SE GASTA DINHEIRO GASTEM-NO BEM GASTO QUE EU COMO MIRANDÊS NÃO ME IMPORTAVA...

E CUIDADO AO FALAR EM MOGADOURO JÁ NOS LEVA 10 ANOS DE ADIANTO......

MAS EM PAPANÇAS NÃO.

ABRAÇO E NÃO DESANIMAM, PIORES DIAS VIRÃO.....

14:50  
Anonymous Anónimo disse...

Mirandeses da treta,é como diz o outro só falam, só falam, fazer népia.
Têm que vir os de fora, organizar o "pouco" que dizem que se faz em Miranda.

11:42  
Anonymous Anónimo disse...

É verdade.. e os Mirandeses sabem.. k na cidade de Miranda n se faz praticamente nada pra promover a cultura Mirandesa..
Praticamente n se fala a lingua..
Há poucos sítios de qualidade para comer a posta..
N tem Pauliteiros..
N tem ranchos.. etc...
Se n fossem o concelho e agora já Mogadouro isto morria.. e sim, é verdade k Mogadouro já tá bastante á frente de Miranda em desenvolvimento. Os Mogadourenses se tivessem as ligações a Espanha k Miranda tem então.....
Mas ainda há coisas k têm mt sorte (vocês de Miranda, pk eu sou de Sendim) é o facto de beneficiarem do nome das coisas sem fazer praticamente nada por elas. Mas lutem pela cultura Mirandesa k isso em poucos anos acaba! Malandros! :)
Cumprimentos a todo o concelho

12:36  
Blogger Unknown disse...

Ola pessoal da cidade de Miranda, eu me chamo Charles Fernando de Miranda, estou pesquizando a origem do meu sobrenome e encontrei esta cidade com o mesmo nome que o meu, fiquei supresso e super feliz, pois sua cidade parece ser encantadora, no momento estou estudando na Alemanha e gostaria muito de conhecer a maravilhosa cidade de Miranda, vocês podem me dizer se o sobrenome Miranda tem origem desta cidade? pois na Italia tambem tem uma cidade chamada Miranda. Bom aguardo a resposta e sucesso pra todos.

07:55  
Anonymous Anónimo disse...

http://markonzo.edu surfer hivaids http://aviary.com/artists/adjustable-bedp http://helzberg-diamonds.wackwall.com redecorated mapuche http://community.momlogic.com/profiles/blogs/ashley-furniture-online http://avatars.imvu.com/Guest_adjustablebeds http://www.swishtalk.com/member.php?u=90813 http://forums.pmy.myclassifiedsite.com/members/Carpet-Tiles.aspx http://vzochat.com/en/blog/biofreeze condemned

15:36  
Anonymous Anónimo disse...

Fico extremamente feliz por ler este post e os respectivos comentários. Confirmam aquilo que já era sabido há muito: a aldeiazeca de Miranda (travestida de cidade, lollolololol) é albergue de intelectuais de urinol e de prostitutas.
Confundir a "raça mirandesa" com o bairro espanhol de Miranda do Douro nem merece comentários...

16:19  

Enviar um comentário

<< Início