gaitadura@gmail.com

 

O Encanto da GaitaDura

Vem descobrir o que se esconde por baixo dos nossos saiotes...

 

Topo Xykw

22 dezembro 2005

A Tradição Mirandesa


Toda a TERRA DE MIRANDA conserva neste século XXI a tradição que fala da criação e exibição de grupos de pauliteiros em todas as povoações, desde a Idade Média.
Não existem quaisquer registos documentais que nos falem de algum grupo de pauliteiros, gaiteiros e danças mistas que tivessem origem na gente da cidade de Miranda do Douro.
A partir do século XVI, encontramos muitos testemunhos que nos falam de dançadores ou os da dança e “paliteiros“, em todas as povoações do concelho de Miranda do Douro, Vimioso e Mogadouro.
Foi necessário chegar ao século XXI para que Miranda tivesse um grupo de pauliteiros, graças à acção da Câmara Municipal ao criar a CASA DA MÚSICA MIRANDESA e ao esforço do professor que tenta transmitir uma tradição que lhe fala no sangue e na alma, porque vem dos seus avós.
Outro facto que nos apraz registar é a formação de um grupo de danças mistas mirandesas, assim como Coro de Música Tradicional dois grupos tão necessários para conservar e revitalizar um aspecto cultural, fundamental da nossa Terra de Miranda, que tende a desaparecer.
Lembro a alegria e o movimento que se expressava nos terreiros das nossas povoações, há trinta ou quarenta anos atrás. Era uma alegria espontânea e colectiva de todo um povo que esquecia os trabalhos e deixava as preocupações enterradas debaixo dos pés e como que abafadas pelo som da gaita da caixa e do bombo nas festas e domingos do ano.
(Usamos o termo paliteiros e não pauliteiros, porque é o termo que se usava ainda nos finais do século XVIII. Paliteiro vem de palo. É termo mirandês e não pauliteiro que é termo português e vem de pau.)

António Rodrigues Mourinho

1 Gaitadas:

Anonymous Anónimo disse...

Viva os Pauliteiros de Miranda!
VIVA!!!

15:25  

Enviar um comentário

<< Início