gaitadura@gmail.com

 

O Encanto da GaitaDura

Vem descobrir o que se esconde por baixo dos nossos saiotes...

 

Topo Xykw

14 dezembro 2005

Artigo bonito...

Este que saiu no jornal "O Público" na edição de 24 de Dezembro de 2004, da autoria de Ana Fragoso. Clica na imagem e poderás aumentá-la e ler o artigo, ou guardar a imagem para ler mais tarde. Se preferires a própria página do jornal em PDF clica aqui.

17 Gaitadas:

Anonymous Anónimo disse...

Muito bem! É importante que se fale de da Terra de Miranda. E parabens a este Blogg que nos mantem actualizados. O artigo é bonito, pena é que acabe daquela forma...

10:00  
Anonymous Anónimo disse...

Pena acabar daquela forma porquê?
As tradições são a coisa mais bonita que pode ter um povo, a forma como nós juventude cantamos na missa é já uma tradição, tenho 27 anos e sempre me lembro de ser cantado dessa forma, nem mesmo o Exmo. Sr. Cónego Paulo Pires se importa, houve mesmo um ano em que a versão mudou ligeiramente para defender o Cónego Paulo Pires (Padre Paulo) em relação ao Bisbo da altura, em que se cantava mais ou menos assim:
E o Padre Paulico é muito Porreiro, não fosse o Bispico ser muito Foleiro
E todos os pastores que vão a Belém...
A ver o menino que a Senhora tem...
Que a Sra tem...
Que o sr. adora...
Arre burriquito vamos-nos embora...

VIVA MIRANDA
VIVA A JUVENTUDE DE MIRANDA

Posso não voltar mas vou... "dragoum"

09:06  
Anonymous Anónimo disse...

É muito importande valorizarmos as tradições de cada terra e a Terra de Miranda é cheia delas, há que as cultivar.
Em relação a essa dita tradição, sabes bem que apareceu num grupo de bêbados e que não tem nada que ver com a Tradição do Natal do Planalto Mirandês em as pessoas vão à igreja ver o Menino acabado de nascer, ao qual cantam com amor.
Desculpa que te diga mas essa a que chamas "tradição" so demonstra algum desprezo pela cultura tradicional da tua terra.
Um Bom Natal para Todos

12:19  
Anonymous Anónimo disse...

Concordo. Bem visto!

14:09  
Anonymous Anónimo disse...

É uma opinião, que há que respeitar num estado democrático como o nosso, mas eu continuo com a minha ideia.

posso não voltar mas vou...

16:06  
Anonymous Anónimo disse...

É pena que assumas essa ideia e pior, que a pratiques!
Tenho sérias dúvidas quando dizes que o Padre de Miranda não se importa com a tal letra.
Eu não gostaria que um grupo de pessoas entrasse em minha casa a falar daquela maneira em relação a um recem nascido (em representação sagrada é do que se trata no Natal).
Tenho a certeza que tú também não gostarias.
Pensa nisso e Bom Natal

16:16  
Anonymous Anónimo disse...

É uma opinião, que há que respeitar num estado democrático como o nosso, mas eu continuo com a minha ideia. Parte 2

Posso não voltar mas vou...

17:29  
Anonymous Anónimo disse...

o 25 de abril vai fazer 32 anos as tradiçoes de Miranda nao tem 27, tem muitos mais anos. Que a abençoada juventude Mirandesa que eu adoro nunca confunda tradições, com rimas de pura métrica que nada têm a ver com o religioso.
Graças a Deus muitas e com Deus poucas.

23:25  
Anonymous Anónimo disse...

É preciso saber estar e respeitar os locais onde estamos.
Com toda a certeza não gostarias que alguém entrasse no teu quartel dos Bombeiros a dizer asneiras e insultar as pessoas dizendo que é "tradição", o estado democrático de livre expressão não justifica tudo.
Alguma juventude de Miranda o que faz é esconder-se atrás de um Mariano a cair de bêbado para que tudo seja desculpado.
Essa tradição o que tem feito é afastar as pessoas da Missa do Galo de Miranda para as aldeias e evacuar muito rapidamente a Sé no fim com a vergonha.

10:17  
Anonymous Anónimo disse...

Mas eventualmente, necessitamos que se fale do que acontece... Talvez sem as ditas "asneiras", ninguém mencionasse que os rapazes da fogueira iam para a missa do galo cantar!

17:53  
Anonymous Anónimo disse...

O que interessa é q se fale mal ou bem não é???
O Hitler ainda hoje enche os jornais e não é pelas melhores razões...
Preocupa-te em fazer algo que eleve a Terra de Miranda!

18:52  
Anonymous Anónimo disse...

As recolhas de música tradicional que foram feitas na Terra de Miranda desde o final do Séc XIX, inluem muitas músicas de Natal entre as quais a música Beijai o Menino que ainda hoje, se canta em todas as aldeias do Planalto com devoção ao Menino.
Em nenhuma das muitas recolhas aparece a tal letra do jornal, o que demonstra que é algo muito recente.
Mirandeses de Miranda, tende respeito pelo Natal e pela celebração dentro da Catedral.
Bom Natal, PM

10:14  
Anonymous Anónimo disse...

Bá, cada vez mais tenho vergonha dos mirandeses de Miranda...
Qualquer treta com alguns anos já se torna tradição... Aí se vê a falta de raízes existente na cidade.
Vivam as aldeias mirandesas!
Os verdadeiros locais mirandeses :)

15:38  
Blogger nuno disse...

Também eu gostaria de me pronunciar acerca deste assunto tão pertinente, assim junto a minha voz à daqueles que são contra as palavras maliciosas, ainda que não tenham a intençao deliberada de ofender alguém, mas acredito que é possível ter-se graça sem libertinagem. Não tenho capacidade nem moral para exigir a alguém que não diga asneiras dentro da Sé, por isso eu não as vou dizer, o resto fica a cargo da caonsciência de cada um...Respect!!

20:35  
Anonymous Anónimo disse...

No final da missa deixem cantar o Dr. Mourinho sózinho. O que o incomoda a ele não são as asneiras, mas sim o medo que alguém lhe tire o lugar

15:27  
Anonymous Anónimo disse...

Vê se aprendes a escrever: sozinho não leva acento.

09:37  
Anonymous Anónimo disse...

Parabéns,Mirandeses!
Assisti a uma Missa de Natal como nunca na minha vida tinha visto.
Que IMPRESSIONANTE!Tanto os músicos como os Pauliteiros me pareceram anjos do Céu tocando e bailando à frente dos meus olhos...
Não queria morrer sem voltar a ver um momento igual!
Mais uma vez, parabéns a todos os que me proporcionaram tal espectáculo!

23:19  

Enviar um comentário

<< Início