Migrações...
Faz precisamente hoje, três quinze dias, que numa noite destas, á roda de uns copos bem bebidos e principalmente em boa companhia, se dissertavam variadíssimas opiniões sobre o fenómeno das migrações. Reavivando os saudosos tempos da escola primária, conferenciavamos acerca da possibilidade de emigrar... ou por outras palavras, acerca da possibilidade de ser considerado um português a viver no estrangeiro e não um emigrante. De facto, chegamos á inevitável conclusão, de que não apenas era possível, como realmente era verdade. Vamos passar ás permissas: para se ser emigrante, nasce-se por exemplo em Portugal e vai-se viver para o estrangeiro; para se ser imigrante nasce-se no estrangeiro e vem-se viver para Portugal, e; para se ser migrante nasce-se num local de Portugal e vai-se viver para outro local de Portugal. No nosso planalto existem muitos emigrantes, alguns imigrantes e muitos migrantes. Mas também existem aqueles que não sendo emigrantes, são mirandeses que vivem no estrangeiro! Já que estão um pouco confusos, vou dar aqui um exemplo. Alguém que durante uma temporada da sua vida (1/2 anos) vive no estrangeiro, mas mesmo assim continua a passar os fins-de-semana (nem todos) no seu local de origem. Isto dá que pensar... Não é emigrante mas vive no estrangeiro... O que é afinal?



1 Gaitadas:
Oha meu amigo, essa treta de Emigrantes, Imigrantes e Migrantes é um raciocinio um pouco básico demais!!! Digo-te assim, se queres mesmo saber o que sentem essas pessoas vai viver um mês lá fora num país diferente e depois já vês se pensas da mesma maneira. É que lá fora és só mais um.. (desculpa) emigrante.
Enviar um comentário
<< InÃcio