gaitadura@gmail.com

 

O Encanto da GaitaDura

Vem descobrir o que se esconde por baixo dos nossos saiotes...

 

Topo Xykw

29 julho 2006

Intercéltico de Sendim - dia 2...

Para o segundo dia de festival (1º dia em terras sendinesas), as honras de abertura cabem aos Gaiteiros de Constantim - um dos grupos de gaiteiros das Terras de Miranda que maior projecção e solicitação tem. De seguida, o gaiteiro Célio Pires, também de Constantim este tocador e construtor de gaitas de foles e de flautas pastoris, que virá certamente apresentar o seu primeiro trabalho discográfico “Molinos de L Brosque”. Os Hexacorde com Vanessa Muela de CAstilla y Léon e os Lunasa da Irlanda são os outros dois grupos a terem presença no palco principal deste segundo dia de Intercéltico. Os Hexacorde resultam do interesse dos seus integrantes pela procura de uma nova sonoridade, servida por arranjos inovadores, para recriar e divulgar o imenso repertório tradicional da música de Castela e Leão. Depois de alguns anos de elaboração de um repertório de recuperação de temas tradicionais e de arranjos dos mesmos, Hexacorde começou a compor temas próprios aplicando estruturas, ritmos ou motivos da tradição musical castelhana sobre melodias e harmonias totalmente novas e de autor. Deste modo, os temas resultantes conservam os elementos musicais que caracterizam a música castelhana, conformando em simultâneo um novo repertório à base de “entradillas”, “brincaos”, “jotas”, “ajechaos”, “polkas”, “pasodobles”, “fox-trot”, “pasacalles”, “titos”, “bailes de rueda”… Além disso, os elementos deste grupo especializaram-se no acompanhamento com música tradicional de diversas celebrações sociais, tais como cerimónias religiosas, “dianas”, passacalhes, romarias, actos institucionais, etc. Vão actuar com Vanessa Muela que se apoia no pandeiro quadrado e que tem actuado ultimamente em conjunto com outros agrupamentos tradicionais. Os Lúnasa são a grande atracção deste segundo dia e são também o grupo que vem de mais longe para acudir a este certame. São três jovens músicos irlandeses que, em 1997, zarparam para terras da Escandinávia, em digressão. A recepção e o acolhimento que as gentes nórdicas lhes dispensaram suscitaram-lhes o entusiasmo para que, uma vez regressados às esmeraldinas paragens, com mais dois amigos, decidiram percorrer pubs e tabernas da Irlanda, gravando todas as sessões. Um disco singularmente intitulado Lúnasa. De tal modo que Matt Molloy, dos Chieftains (por cujo bar, At Molloy’s, tinham passado na sua primeira digressão irlandesa), depois de os ver tocar, exclamou: “Recordam-me o grupo com o qual eu costumava tocar!” Como, aliás, o grupo fez questão de frisar logo no início da sua carreira: A tradição está muito aberta a novos caminhos. É impossível querer isolar-se de todas as influências que nos rodeiam, porque vivemos num mundo que no-lo recorda em cada momento que passa.

3 Gaitadas:

Anonymous Anónimo disse...

best regards, nice info Dog vitamin heart Courtesy jeep suzuki cooper mastercraft tire pop up blocker dance music kid Ge+air+conditioners Teen sex free free sex anime http://www.voyeur-47.info tennis Information on cellulitis diet pills didrex 3 month supply cheap Interior decoration beirut Spytech toys What is genital eczema Time share promotion package Angeles divorce law office slipcover furniture phentermine diet pills Service plan compare cell phone plans

00:29  
Anonymous Anónimo disse...

Sei que nao vou comentar a mensagem que foi posta, mas é que ando a procura de pessoas por este pais fora que se entressem sobre as suas raizes culturais, sobre a cultura Celta.
Eu sou de Baião, e conheço muito bem as trasnformações que se dão na nossa sociadede, gostava de poder estar cm contacto com pessoas que tenham um gosto pelas suas raizes .
O meu mail e MACANCKOR@YAHOO.COM

www.celtas.t83.net

12:27  
Anonymous Anónimo disse...

Gostava de saber quando é que é o festival de Sendim??
Gosto mesmo do vosso blog, sou leitor que sempre que pode da um salto ao blog!

22:23  

Enviar um comentário

<< Início