L Burro i L Gueiteiro

O contacto directo com a natureza (fauna e flora) e com a cultura tradicional local são os ingredientes para quatro dias inesquecíveis de animação sem paralelo neste recanto quase esquecido do país.
Este passeio desenrola-se ao longo de um cenário de cerca de 20 km onde teremos os burros sempre presentes e encontraremos caminhos antigos, encruzilhadas, lameiros para dormir a sesta e largos no centro das aldeias para os arraiais que acontecem pela noite dentro.
Os objectivos centrais desta edição seguem a linha das anteriores ou seja: a divulgação da música tradicional, da língua mirandesa, da raça autóctone o Burro Mirandês, da gastronomia e de jogos e danças tradicionais…
Este ano o passeio na sua 4ª Edição, aproveita para celebrar os 10 anos do grupo de música tradicional mirandesa Galandum Galundaina, que como é sabido é o maior divulgador da música de Trás-os-Montes. A organização, convidou grupos nacionais e galegos para se juntarem ao evento e ajudarem a revitalizar os arraiais tradicionais que ao longo dos três dias de percurso animarão as noites dos burriqueiros e de todos os visitantes que se queiram juntar à festa. Estarão presentes os seguintes grupos: Pé na Terra, Tear de Llerena, Sebastião Antunes Trio (desde ontem o som d'O Encanto da GaitaDura), Ginga e Toques do Caramulo.
Este passeio é já um marco de referência no Ecoturismo cultural em Portugal e pretende ser cada vez mais um grande festival de cultura tradicional onde possamos encontrar formas de divertimentos saudáveis que se foram perdendo ao longo do tempo.
1 Gaitadas:
Esta mensagem é dirigida ao Berto Fernandes e aos restantes colaboradores deste site. O qual aproveito para elogiar, pela forma como divulga em termos cibernautas a nossa cultura mirandesa. Gosteria de vos enviar para uma caixa de correio, a maquete e mais informação sobre o grupo "Mirandum". O meu contacto é:abiliotopa@gmail.com
Enviar um comentário
<< InÃcio