gaitadura@gmail.com

 

O Encanto da GaitaDura

Vem descobrir o que se esconde por baixo dos nossos saiotes...

 

Topo Xykw

09 fevereiro 2006

Remodelação...

Não foi na quarta-feira dia 8 como anunciado, mas como ainda não me deitei, e para mim continua a ser quarta, cá vai a remodelação anunciada. A votação anterior foi renhida até ás últimas, mas o acontecimento do ano de 2005 segundo os nossos visitantes foi o nascimento d'O Encanto da GaitaDura com 26 votos (34%). Imediatamente atrás ficou o aparecimento dos Pauliteiros DE Miranda do Douro com 25 votos (32%). Com 21% ficou o Pichanicão e com 11% o Underground Sounds of Miranda. Houve 77 votos nesta consulta. A votação que ficará em vigor durante este próximo mês, pretende apurar o que os nossos visitantes consideram ser o verdadeiro símbolo das terras de Miranda do Douro...
Também renovamos os links com um novo jogo, dois vídeos, uma receita e um site em destaque (Associação de Criadores de Raça Mirandesa).
Demos também um (temporário) descanso ao som dos Galandum Galundaina, para podermos ouvir a Alvorada, interpretada aqui por alguém que eu considero um verdadeiro gaiteiro. Ou seja, aquele que estando no cerrado com as ovelhas praticava a gaita de foles. De ouvido, treinando bem a melodia com a boca, cantarolando-a para depois pegar na gaita e tocar essa mesma melodia que aprendera ouvindo outro gaiteiro. A isto eu chamo um gaiteiro que é diferente de um músico. Em minha opinião existem dois tipos de pessoas que tocam gaita: gaiteiros e músicos que tocam gaita. Se hoje existem músicos que tocam gaita, deve-se em grande parte aos gaiteiros que não perderam a tradição e puderam passar esses conhecimentos para que hoje possam ser levados mais longe, estudados e transmitidos de uma forma mais correcta e de mais fácil aprendizagem. Aqui fica a nossa homenagem aos verdadeiros gaiteiros.